Mudando de táctica

Pode-se dizer que Carlos Carvalhal passou os dois primeiros testes e está a conseguir devolver alguma chama à equipa, e animo à bancadas, mas ainda é cedo para se perceberem os verdadeiros efeitos da mudança que ele está a levar a cabo.

Para já tem-se esforçado por agradar a todos, piscando o olho aos adeptos, arrumando na gaveta o estafado losango que para alguns era a causa de muitos dos insucessos do Sporting, e tentando colocar os jogadores nas posições onde gostam mais de jogar, medidas que se devem reconhecer como inteligentes e adequadas ao momento que se vive em Alvalade, mas ainda há muitas questões para se resolver.

Em primeiro lugar temos a adaptação de Liedson a um novo sistema, onde jogará mais sozinho na frente, o que irá permitir outras liberdades a Matias Fernandez e Vukcevic, que terão a missão de apoiarem o levezinho nas acções de ataque, mas os verdadeiros testes a esta solução ainda estão para vir, principalmente quando o Sporting defrontar aquelas equipas portuguesas que se fecham muito bem lá atrás.

Depois temos a questão da falta de agressividade do meio campo, que no jogo com o Benfica foi parcialmente resolvida com a entrada de Adrien Silva, o que empurrou Veloso para a esquerda, mas não estou a ver que seja uma opção para ter em conta no futuro, até porque o regresso de Izmailov poderá resolver o problema da falta de profundidade que a equipa teve no lado esquerdo.

Assim acredito que quando o Sporting precisar de arriscar mais jogará com Fernandez, Moutinho e um dos outros médios, e quando for necessário recuar poderá avançar Moutinho e jogar com Adrien e Veloso mais atrás.

Na defesa Carvalhal tem para já que resolver o problema da dupla de centrais, com três candidatos para dois lugares. Na minha opinião seria Carriço e Tonel, mas reconheço o peso de Polga no balneário, resta saber se ele já recuperou a confiança e a forma.

Depois temos o buraco do lado direito que a meu ver deveria ser a prioridade na reabertura do mercado, porque para a esquerda há várias opções, a começar em Veloso que se calhar já percebeu que é por ali que poderá arranjar uma vaga na Selecção.

Aguardo pois com expectativa os próximos jogos, principalmente os do campeonato onde a pressão e as dificuldades serão maiores, então sim vamos ver como é que as coisas resultam e quais a verdadeiras apostas de Carvalhal.

Comentários