Experiências

O jogo de ontem foi extremamente interessante, em primeiro lugar porque tivemos uma equipa holandesa a jogar à portuguesa, ou seja muito fechados lá atrás e à espera que lhes caísse do céu um golinho, para recuarem ainda mais, e depois porque Carvalhal pôde fazer mais algumas experiências, cujos resultados me parecem claros, restando apenas saber quais as ilações que o técnico do Sporting vai tirar daquilo que pareceu óbvio.

O 4x2x3x1 parece-me ser o sistema idealizado por Carvalhal para o seu Sporting, mas já contra o Benfica se tinha visto que Veloso dificilmente poderá ser o médio ala esquerdo neste modelo, uma solução em que o treinador leonino insistiu ontem, com a agravante de colocar Postiga como uma espécie de falso nº 10, e Matias Fernandez na direita, trocando mais tarde este com Veloso.

O resultado disto foram 45 minutos de domínio completamente infrutífero, em que a única jogada de perigo resultou de uma oferta dos defesa holandeses logo nos minutos iniciais do jogo, pelo que o nulo ao intervalo era inevitável.

Com a entrada de Izmailov que talvez tenha sido o melhor leão em campo, e o adiantamento de Postiga para o lado de Liedson, tudo mudou, e o Sporting finalmente conseguiu chegar frequentemente com perigo à baliza do Herenveen, apesar de ter sofrido um golo a frio que naturalmente intranquilizou a equipa.

No final do jogo Liedson manifestou a sua insatisfação por estar a jogar sozinho na frente, ainda por cima sem extremos no plantel e com laterais de pouca qualidade, o que na minha opinião torna cada vez mais evidente a necessidade de se apostar em Pereirinha para o lado direito da defesa, onde agora poderá contar com a ajuda de Izmailov, e uma maior protecção resultante da dupla do meio agora formada por Adrien e Moutinho, naquela que é a única mudança feita por Carvalhal que está a resultar bem.

Tendo em conta os antecedentes de Liedson, parece-me que ele já está a pensar em poupar.se para o Mundial, por isso disse que se calhar o melhor seria parar, o que não deixa de ser um problema para o Carvalhal, que não tem muitas alternativas no plantel, e terá de recuperar o levezinho para a equipa, sem se fragilizar a ele próprio. Para isso só vejo uma solução, que passará por colocar Vukcevic do lado esquerdo, mas mais próximo do homem da frente, e simultâneamente dar liberdade a Matias Fernandez para aparecer também mais perto da área.

Recuando para a defesa e passando por cima da já referida questão do lateral direito, devo dizer que aqui Carvalhal também terá de ser corajoso, pois está visto que Polga ainda está longe do seu melhor, e não casa bem com Carriço, pois são dois jogadores de características muito idênticas, assim a entrada de Tonel para o lugar do brasileiro parece-me ser a melhor solução, mas não sei se o treinador terá peito para aguentar um balneário com Polga insatisfeito e Liedson "cansado", essa é uma gestão que ele terá de saber fazer.

Por falar em gestão do balneário, pareceu-me um grande disparate recuperar Stojkovic para o lote dos convocados, e ontem pelo que ouvi dizer, já houve um certo grupinho de adeptos que vá-se lá saber porquê engraçou com o sérvio, que já começaram a lançar as primeiras sementes num previsível ataque a Rui Patrício, que os jornalistas imediatamente aproveitaram com as perguntas do costume. A campanha de destabilização do nosso guarda-redes arrancou, e apesar dele já ter demonstrado ser muito forte nesse aspecto, e de já ter evoluído bastante, terá de ser capaz de se aguentar, porque eles tudo farão para o abater.

Voltando à defesa, resta-me dizer que cada vez mais me convenço de que Veloso poderá ser a melhor opção para o lado esquerdo, até porque ele já terá tomado consciência de que essa será a posição onde terá mais possibilidades de entrar na Selecção.

Para finalizar devo dizer que se levar durante duas horas com os comentários do insaciável Rui Santos já é cansativo, ter de adicionalmente aturar mais três gajos sempre a largar as suas postas de pescada, é de mais, de tal forma que a determinada altura tive mesmo que desligar o som. Só me faltou pôr musica, para experimentar o método do Artur Jorge.

Comentários