Afinal foi fácil

Afinal o jogo do Bonfim não foi aquele teste difícil que eu esperava, em primeiro lugar porque a equipa do Vitória revelou-se muito fraca, depois porque o Sporting marcou logo a abrir, e finalmente porque com a expulsão de André Pinto, o jogo tornou-se ainda mais fácil, principalmente quando com a entrada de Postiga o Sporting passou a jogar em 4x4x2.

Mesmo assim deu para ver que Carvalhal tirou as devidas ilações de algumas das suas experiências mal sucedidas, e com as entradas de Abel e Izmailov para o onze, a equipa melhorou, principalmente porque Matias Fernandez jogou no seu lugar e fez toda a diferença. De resto a equipa plantou-se inicialmente num 4x1x4x1, onde Liedson fica de facto muito sozinho.

Tenho também de reconhecer que Veloso deu alguns sinais de adaptação ás suas novas funções, mas continuo a pensar que quando o Sporting defrontar equipas muito fechadas, faltará profundidade ao lado esquerdo, até porque Caneira é um lateral que sobe pouco. De qualquer forma esse é um problema que se resolverá facilmente com o regresso de Vukcevic e o recuo de Veloso para a posição de lateral esquerdo.

Resta dizer que apesar das debilidades do Setúbal, houve momentos em que tudo se poderia ter complicado, principalmente por culpa de Polga, que continua a ter algumas brancas imperdoáveis, pelo que só lhe ficava bem adoptar o discurso de Liedson, e pôr o sue lugar à disposição do treinador, que seguramente lhe ficaria muito agradecido.

Finalmente uma palavra para Rui Patrício, que segurou a vantagem nos momentos mais complicados do jogo, com um par de grandes defesas, que é o que afinal se pede a um guarda-redes de um grande clube.

Infelizmente há um grupo de pessoas afectas ao Sporting que teimam em tudo fazer para destruir um jovem cheio de potencial, formado na nossa Academia, e que tem tudo para se seguir as pisadas de outros grandes guardiões que passaram pelas balizas do Clube.

Aos 21 anos Rui Patrício caminha para os 100 jogos na defesa baliza leonina, dando claros sinais de evolução, embora ainda esteja muito longe de ser um guarda-redes feito, pelo que seguramente que ainda comete alguns erros e mais irá cometer, mas quando falhar mesmo a sério, o que é algo que acontece até aos melhores, não tenho dúvidas que os seus "adoradores" irão cair todos em cima dele, porque a ânsia de o atacar é tal, que até já lhe imputaram responsabilidades no golo do Heerenveen, imagine-se quando houver mesmo motivos reais.

Os porquês desta situação é que são mais difíceis de explicar, mas é por essas e por outras que o Sporting está hoje na situação complicada em que está.

Comentários