Sem medo

Atendendo ao que se viu no domingo passado no Restelo, e ao que se vai lendo nos jornais, Carlos Carvalhal parece já ter o esboço do seu Sporting traçado, confirmando-se a substituição do losango por um 4x3x3, no qual Vukcevic terá liberdade para se aproximar de Liedson, contando com a cobertura de um lateral mais defensivo como Caneira, enquanto do lado contrário Pereirinha, ou em breve Izmailov, terá de se desdobrar entre o apoio ao trio de médios e a abertura do jogo à direita.

No meio-campo a aposta parece ser na dinâmica de um trio de jogadores aos quais sobram capacidades técnicas, mas falta alguma agressividade defensiva, com a agravante de na defesa não haver tanta qualidade como nos outros sectores.

É com este cenário que se prepara o "derby" de amanhã frente a um Benfica muito forte, principalmente no jogo aéreo, e que costuma pressionar muito e atacar do primeiro ao último minuto.

É verdade que estes jogos são sempre imprevisiveis, mas desta vez os benfiquistas estão completamente convencidos de que vão ganhar, enquanto os sportinguistas receiam que aconteça uma desgraça.

Na minha opinião o segredo estará na capacidade dos jogadores do Sporting de não se atemorizarem, pelo que os primeiros minutos vão ser fundamentais, tal como marcar primeiro seria muito importante, mas para isso será necessário uma grande entrega ao jogo que eu prevejo muito intenso. É necessário entrar bem e colocar logo o Benfica em respeito, pois se a atitude foi de expectativa e passividade, a coisa pode descambar, porque eles vão quase de certeza tentar entrar a matar.

A única maneira de ganhar este jogo é apostando na superação do colectivo e na inspiração das individualidades, vai ser dificil mas é perfeitamente possível, e mesmo que uma vitória já não vá adiantar muito em relação ao desfecho deste campeonato para o Sporting, pelo menos ajudará a recuperar a equipa em termos psicologicos, e acima de tudo iria ser muito doloroso para eles, ou se ia.

Comentários