O dia das respostas

As declarações de Paulo Bento depois do jogo de Guimarães, nas quais pela primeira vez recusou a assumir todas as responsabilidades da má exibição realizada pela equipa, e endossou parte delas aos jogadores, podem ter várias leituras, e uma destas aponta para que o treinador já tenha perdido o apoio de uma parte significativa do plantel, ou pelo menos comece a ter algumas dúvidas em relação a isso.

Por outro lado é cada vez mais visível alguma incomodidade dentro da própria estrutura do Sporting em relação a um treinador que todos apoiaram, mas que parece incapaz de alterar o rumo dos acontecimentos, mesmo que o Presidente continue a defendê-lo com todas as forças que lhe restam

Do lado dos adeptos a palavra certa é cansaço. Estamos todos cansados desta sucessão de maus resultados e exibições ainda piores, e cansados de sofrer. Mas se alguns simplesmente se afastam, há outros que pensam que isto se resolve quando rolarem as cabeças que eles já pedem há meses.

Foi com muita tristeza que hoje ao dar uma vista de olhos pelo site do jornal "O Jogo" tomei conhecimento que em acção desencadeada no Fórum SCP/Porta 10-A, tinha sido sugerida uma manifestação para pouco antes do jogo com o Marítimo, no sentido de reclamar o despedimento não só do treinador, mas também de Pedro Barbosa. Infelizmente este fórum que também foi a minha casa durante cerca de cinco anos, e que teve e ainda têm muitas coisas boas, transformou-se nisto, e chegou às primeiras páginas dos jornais pelos piores motivos.

Os sócios ou adeptos têm todo o direito de não gostar do Paulo Bento e de odiar o Pedro Barbosa, mas devem perceber que o Clube não pode ser gerido de fora para dentro, e que este tipo de acções não resolvem nada, apenas ridicularizam o Sporting e prejudicam a equipa, o que aliás é um dos objectivos de muita gente, que deseja mais uma derrota, para poderem dizer que a razão estava do seu lado. São este tipo de pessoas que provavelmente nunca fizeram nada pelo Sporting, que tem o desplante de ofender gratuitamente quem já muito deu ao Clube, como é o caso dos dois visados nesta pretensa manifestação, e principalmente do Professor Moniz Pereira, que não fez mais do que dizer a verdade, pois com adeptos destes nem precisamos de rivais.

Por tudo isto, o jogo de amanhã assume contornos especiais, na medida em que se aguarda pela resposta dos jogadores que terá que ser dada dentro do campo, e também pela posição dos adeptos, que espero de demarquem claramente desta triste iniciativa, como felizmente já aconteceu da parte das claques e da AAS, e acorram em massa ao estádio, mas para apoiar a equipa, pura e simplesmente ignorando questões menores, reduzindo-as à sua insignificância, embora o carnaval já esteja armado, para gáudio dos nossos rivais e delicia da imprensa, que já deve ter o circo montado no local marcado, onde temo venhamos a assistir a um triste espectáculo.

Eu também acho que nem tudo está bem em Alvalade, e que o ciclo de Paulo Bento estará a chegar ao fim, e penso que será ele mesmo a bater com a porta em acção concertada com José Eduardo Bettencourt, no momento que acharem conveniente, e com toda a dignidade que ninguém devia deixar de lhe reconhecer, mas não vai ser por causa de uma manifestação de meia dúzia de iluminados que isso irá acontecer, o efeito até pode ser o contrário do desejado.

Força Paulo Bento, estarás para sempre no coração da esmagadora maioria dos Sportinguistas.

Comentários

  1. Tomané

    Fica-te mal, até pela experiência que tens de Fórum, comentar a "noticia" de O Jogo da forma como o fazes.

    Sabes bem demais que o Fórum não é uma entidade individual, com agenda e estratégia.

    Podes não concordar com muito do que é escrito e muitas das atitudes de participantes do espação, não podes, acho, tomar a parte pelo todo.

    Quanto à acção em si, com a qual também não estou totalmente de acordo, embora defenda o direito de quem a quis organizar em manifestar-se, no que aliás sou acompanhado pelo presidente do Sporting, devo dizer que encontro uma certa incoêrencia no teu texto.

    "Meia dúzia de iluminados" não serão nunca motivadores de uma situação de tal forma grave que condicione o trabalho dos jogadores lá dentro ou a imagem do clube cá fora.

    Concordo contigo num ponto. A equipa que dê uma clara resposta no jogo, ao contrário do que tem acontecido desde o inicio da época onde se tem vindo a arrastar, sem qualidade e também sem a aparência de trabalho realizado.

    ResponderEliminar
  2. Actualmente do fórum eu apenas leio a secção "Formação" e participo na parte da Wiki, pelo que até poderei estar a ser injusto, mas na verdade já ontem ao ouvir na rádio declarações de um elemento da AAS, que afirmava ter sido contactado para aderir a essa manifestação, embora não soubesse a origem do convite, cheirou-me logo ao fórum, porque esse espaço há algum tempo a esta parte que se transformou numa espécie de órgão de comunicação não oficial da oposição às Direcções do Sporting, sendo o sitio onde nascem e se começam a organizar este tipo de coisas. Os períodos que antecederam as eleições e as últimas Assembleias Gerais, demonstram claramente o que acabei de escrever.

    Assim não fiquei nada surpreendido quando hoje li O Jogo, e acabei por ir dar uma vista de olhos no tópico aberto pelo Gabriel Alves, do qual apenas li a primeira página e as últimas, o que foi suficiente para ver que nada mudou por ali. São os mesmos do costume, que continuam acantonados no seu gueto, à espera das derrotas do Sporting para demonstrarem a sua razão.

    De resto também encontrei lá algumas manifestações de desagrado pelo facto do Fórum SCP aparecer colado a esta iniciativa, mas parece-me que a noticia do Jogo é bem clara, e até aponta o nome do autor do tópico, constatando apenas factos, e quem não quer ser lobo não lhe veste a pele, pelo que não faz sentido essa questão do todo e da parte, porque já se sabe que num fórum há sempre todo o tipo de opiniões, embora neste caso me pareça que "os carneirinhos", como eram conhecidos alguns membros, já se puseram a milhas.

    De qualquer forma eu não quero discutir aqui as orientações e as motivações da administração do Fórum SCP, pois apenas era um participante muito activo que deixou de se sentir bem naquele espaço, e como tal deixei simplesmente ler e escrever ali. Sei que gerir aquilo não deve ser fácil, e que todos fazem o melhor que podem e sabem, e reconheço-lhes todo o direito de seguirem os caminhos que acham ser os mais convenientes, como eu tenho o direito de não gostar daquilo em que o fórum se tornou.

    Em relação àquilo que interessa para aqui, infelizmente esta acção teve eco na comunicação social, provavelmente porque devem ter espalhado correios por lá, e é este tipo de coisas que eles estão à espera, por isso memo aquilo que seria seguramente uma manifestação de meia dúzia de iluminados, corre o risco de se transformar num circo, pois a barraca já está armada e as pessoas terão sempre a curiosidade de ir lá ver o que se passa. Daí até aos confrontos pode ser um passo.

    As manifestações espontâneas acontecem e são normais e legitimas, mas as orquestradas podem ser perigosas, e neste caso denotam irresponsabilidade e falta de bom senso.

    Quanto à imagem do Clube, ela já está mais uma vez ferida, já em relação à equipa não me parece que isto tenha grande importância. Depois no campo é que se vai ver se os jogadores estão com o treinador, e conseguem responder à altura, sabendo-se de antemão que os do costume lá estarão à espera da desgraça para exigirem o sangue de que tanto gostam.

    ResponderEliminar
  3. Ela teve eco na imprensa porque à Direcção interessou que tivesse, só isso.

    Este tipo de "iniciativas" vão aparecendo pontualmente, lançadas por participantes distintos. No ultimo jogo um grupo de foristas preparou algumas tarjas que depois foram bloqueadas à entrada, apesar de eles sustentarem que estavam conforme as regras do recinto.

    Noutros espaços da Net houve também "convocatórias" para manifestações de desagrado e não as vi referidas em lado nenhum.

    Parece que, depois do silêncio auto imposto pela AAS, cabe agora ao Fórum ser eleito como figura a abater no dicionário da Direcção, presidida por um homem que ainda há poucos dias afirmava que o que mais quer é a paz no Sporting.

    Nessa campanha inserem-se as declarações de Moniz Pereira, a desejar o abandono por parte daqueles que querem mostrar o seu desagrado, desagrado esse que está presente, em ti, em mim e de certeza no presidente e na equipa.

    Se ele existe, e se vivemos em liberdade, porquê condicionar e ostracizar os que preferem demonstrá-lo publicamente?

    ResponderEliminar
  4. Eu penso que quando se convoca uma manifestação o objectivo é ter o maior número de pessoas que for possível, e para isso nada melhor do que conseguir eco na comunicação social, sem a qual de resto o impacto da acção fica muito reduzido, por isso acho perfeitamente normal que a ideia tenha sido espalhada nas redacções da imprensa.

    Agora não sei se quando afirmas que esta manifestação teve eco na imprensa porque à Direcção interessou que tivesse, o fazes porque está na posse de dados que não disponho, ou se é apenas uma convicção tua baseada numa teoria da conspiração em que um grupo de adeptos sportinguistas acreditam firmemente, na qual se alimenta a ideia de que homens como Soares Franco, Bettencourt, Moniz Pereira e tantos outros querem destruir o Sporting vá-se lá saber porquê.

    Que o Sporting precisa de paz e de união acho que todos sabemos, no entanto há um grupo de sportinguistas
    que se acantonou numa luta sem tréguas contra o actual "status quo" do Sporting, numa guerra antiga que sobe de tom sempre que os resultados da equipa de futebol ajudam. Se não há paz a culpa seguramente não é do Bettencourt.

    Quanto ao silencia da AAS, desconheço o que se passa mas cheira-me outra vez à tal teoria da conspiração.

    Em relação ao Fórum é como eu já disse, quem não quer ser lobo não lhe veste a pele, pelo que é perfeitamente normal que as pessoas do Sporting saibam o que se passa lá e não gostem, de qualquer forma gostava que me explicasses como é que se abate ou silencia um fórum

    ResponderEliminar

Enviar um comentário