Já não vai dar

O jogo de ontem com o Belenenses foi apenas mais um capítulo do drama que tem sido esta temporada para o Sporting.

Depois de uma 1ª parte disputada a um ritmo morno bem ao gosto de uma equipa que se limitava a defender, o regresso das cabines trouxe de volta a mediocridade da exibição frente ao Herta. Isto não quer dizer que o Sporting estivesse a jogar bem, mas pelo menos estava a mandar no jogo, coisa que deixou de acontecer nos primeiros 15 minutos da 2ª parte.

Com as entradas de Pereirinha e Yannick e mais tarde Caicedo, o Sporting ganhou velocidade e subiu de produção, e não fosse a ansiedade que se apoderou hà muito da equipa, poderia ter ganho este jogo perante um Belenenses muito fraquinho, mas nem isso conseguiu.

Defensivamente a equipa nem esteve mal, mesmo tendo em conta a falta de ambição do adversário, a verdade é que à excepção de um erro de Adrien no final da 1ª parte, não houve baldas, e a dupla Tonel/Carriço está a cumprir, enquanto Abel vai dando indicações de subida de forma, apesar de ontem ter estado desastrado no apoio ao ataque.

Daí para a frente é que estamos pior. Muitos passes errados, cruzamentos precipitados fruto de tal ansiedade, e pouca mobilidade que se traduz num futebol lento complicativo e previsível, ao qual já nem Liedson escapa, enquanto os reforços tardam em mostrar serviço, e as lesões e castigos encurtam o lote de opções, obrigando o treinador a insistir em jogadores que não rendem.

O cenário nesta altura é deprimente, e eu diria que Paulo Bento está cada vez mais próximo do ponto que levou ao despedimento de José Peseiro, com as bancadas notoriamente fartas dele, o que não pode deixar de ser compreensível, pois este treinador já teve tempo mais do que suficiente para colocar esta equipa a jogar futebol, coisa que neste momento não se vê em Alvalade, e já poucos acreditam que tal venha a ser possível com este técnico à frente de um plantel com algumas limitações, mas ao qual se deve exigir muito mais.

Nesta altura tenho muitas dúvidas sobre a capacidade de Paulo Bento para dar a volta ao texto, e julgo que a sua continuidade no Sporting foi um erro, pois o seu ciclo tinha acabado e a margem de erro era muito curta.

Eu também acreditei que Paulo Bento era a melhor solução para o Sporting, mas a verdade é que a época está a correr muito, mal, ao ponto de se poder dizer que o principal objectivo está praticamente perdido, portanto não posso deixar de reconhecer que a mudança de treinador teria sido a melhor opção.

E agora como é que se resolve este problema? Parece-me que mais tarde ou mais cedo Bettencourt e Bento vão ter de se sentar à mesa e reconhecer que erraram os dois na avaliação da situação, mas a saída do treinador não será seguramente a solução para todos os problemas da equipa, o maior dos quais passará a ser então a escolha do senhor que se segue.

Resta saber quanto mais tempo eles irão aguentar, porque o desfecho parece-me inevitável.

Comentários

  1. Caro Tomané,

    De facto, penso que estamos (mais uma vez) com sentimentos muito semelhantes em relação à nossa equipa. Eu era um defensor da continuidade deste projecto, e confesso que até gostei da forma como esta época foi preparada e dos reforços conseguidos, com excepção talvez após os primeiros jogos de pensar que deveria ter vindo algum reforço para as alas defensivas, direita de preferência.

    Acontece que este domingo após mais este paupérrimo jogo, fiquei mesmo com a sensação de que isto assim não dá mais. Não compreendo a razão da equipa estar a jogar assim. São quatro anos de continuidade, poucas alterações na equipa, fazendo para isso um esforço enorme. Acontece que este ano o futebol apresentado pela equipa tem sido mau de mais para ser verdade, com rarissimas excepções. Não compreendo as razões para isto, até porque não se nota uma falta de empenhamento gritante (embora este tb não seja muito várias vezes), mas simplesmente parece que a equipa não consegue jogar como uma equipa, tem sempre falta de soluções, como se fossem 11 jogadores que nunca se conheceram...
    Ora, sendo assim alguma coisa está mal, e acho que tem-se que mexer com o maior responsável pelo futebol da equipa que é Paulo Bento. Não estou a ver de facto a equipa a dar a volta a continuar com ele ao leme (embora tenha esperança, até porque com ele tb ultrapassámos alguns momentos muito maus).

    Penso então que se devia tomar essa decisão rápidamente e tentar identificar o alvo para próximo treinador, coisa que não será fácil concerteza. Acho que acima de tudo deveria ser alguém com perfil de formador, e com grande experiência... mas não sei quem...

    Saudações Leoninas,
    Atento_SCP

    ResponderEliminar

Enviar um comentário