A Assembleia Geral de hoje

Confesso que não me tenho debruçado muito sobre a Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal que hoje se realiza. Isso deve-se em primeiro lugar ao facto de não poder participar na mesma, pelo que estou isento de tomar uma decisão consciente, e depois porque estou farto destas discussões em que de um lado está um Presidente que não nos quer maçar com estas coisas e do outro um grupo de sócios e adeptos nos quais não me revejo minimamente, pois parecem ser apenas movidos por um inexplicável ódio que os leva a falar mal porque sim e porque não.

Mesmo assim corro o risco de opinar sobre algo que apenas conheço superficialmente, para dizer que a passagem do controlo da Sporting Comércio e Serviços do clube para a SAD me parece pacifica, sendo uma medida que visa gerar mais receitas para área nobre do Clube, que é afinal aquela que também produz os maiores proveitos resultantes essencialmente da publicidade e da venda dos direitos televisivos dos jogos de futebol.

Para além disso Bettencourt garante agora que o Sporting continuará sempre a deter a maioria do capital da SAD, o que é sempre um ponto muito caro aos sócios, e que julgo será decisivo para convencer alguns a mudar o seu sentido de voto, embora já se saiba que há uma minoria que é sempre do contra.

Também não podemos esquecer que o Presidente do Sporting foi eleito por 90% dos sócios do Clube, e portanto tem toda a legitimidade para levar por diante as medidas fundamentais do seu projecto que foram largamente aprovadas nas eleições de Maio passado, mesmo que hoje o descontentamento com os resultados da equipa de futebol seja crescente.

Mais preocupante para mim é a questão da Academia, que me parece deveria continuar a pertencer apenas ao Clube, mas essa é uma questão que por enquanto não se põe, e sobre a qual estou disposto a ouvir os esclarecimentos necessários, antes de ter uma opinião definitiva.

Nesta altura tenho duas fortes convicções, em primeiro lugar acredito que os sócios vão aprovar as medidas propostas por Bettencourt, o que como disse no inicio desta mensagem até me parece ser pacifico, em segundo lugar infelizmente não acredito que seja isso que vai resolver os grandes problemas do Sporting, mas vamos aguardar pelos passos seguintes e pelos os efeitos destas alterações.

Comentários

  1. Amigo to-mane,

    Vou tentar prestar mais alguns esclarecimentos.
    A passagem da Sporting Comércio e Serviços nunca pode ser pacífica quando esta empresa foi vendida pela SAD por 65M€ e, agora que vale muito mais, querem-na comprar de volta por 20M€ (segundo a última versão do Projecto Financeiro).

    Além do mais, a SCS, empresa detida pelo Sporting Clube, recebe anualmente cerca de 8M€ da Olivedesportos, em que 30% são directamente encaminhados para a SAD. Sem esses milhões dos direitos televisivos como fica o financiamento do Sporting Clube?!

    Quanto ao deter a maioria do capital é verdade. Mas essa minoria não é sempre do contra porque sim, é do contra porque existem razões para ser contra esta proposta.

    Como podes ver aqui - http://www.forumscp.com/index.php?topic=18627.msg687017#msg687017 - actualmente, e apesar do Sporting Clube deter a maioria do capital - não detém a maioria dos votos na SAD. Com a passagem dos actuais 68% para os 50.1% essa posição fica ainda mais diminuída. E as acções de categoria A não conferem nenhum poder de veto sobre gestão corrente.

    Quanto à Academia, a questão infelizmente põem-se porque, apesar de a proposta ter sido chumbada no seu conjunto, a Direcção acha que a passagem da Academia para a SAD foi aprovada por maioria simples. Daí que já estejam a contar com este património na SAD.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo MRG, eu acredito que a tua intenção fosse prestar alguns esclarecimentos, mas na verdade o que fizeste foi confundir-me ainda mais.

    Então a SCS foi vendida pela SAD por 65 milhões €, depreendo que ao SCP, e agora vai recomprar por 20 milhões. E isso? Se é, realmente não sei onde foste desencantar essa história, mas cheira-me que tudo isso não passam de engenheiras financeiras, porque sinceramente não estou a ver onde é que o Clube ia desencantar esse dinheiro todo para dar à SAD, nem onde é que esta ia agora buscar 20 milhões para dar ao Clube.

    De resto sempre me fez muita confusão essa guerra entre a SAD e o Clube, que para mim e para a generalidade dos sportinguistas, no fundo são a mesma coisa, sendo que a criação da Sociedade foi apenas uma forma de trazer capitais externos para o futebol do Sporting.

    Seguindo a minha linha de pensamento, não vejo razões para nos preocuparmos com os 8 milhões de € que passam a entrar todos na SAD, pois segundo Bettencourt afirmou o Sporting gasta anualmente cerca de 31 milhões €, sendo que 25 são no futebol, e os restantes nas outras actividades do Clube. Ora o que me interessa é que o Grupo Sporting seja capaz de gerar receitas para cobrir essas despesas. 8 milhões são 8 milhões, não me interessa se vão para ordenados de jogadores, ou para ordenados das administrativas, o que me interessa é que apareçam os milhões que faltam para cobrir o resto, e pagar a despesa da divida aos bancos.

    Quanto ao Clube deter a maioria nas Assembleias da SAD, essa é uma questão completamente diferente. Eu sempre disse que o futebol não é um negocio atractivo, quem investe nele ou fá-lo por paixão, ou por que tem outros interesses, como é o caso do Joaquim Oliveira. E essa situação só poderá ser parcialmente alterada, se quem investir passar a ter mais poder, até lá não acredito que apareçam grandes investidores, e nem o desejo, pois nunca fui defensor dos "abramas", ao contrário de alguns que eu conheço da turma do contra.

    Em suma parece-me que os sportinguistas têm motivos para estarem preocupados, mas não é com aquilo que ontem foi decidido na AG que nem vai salvar o Clube e muito menos vai acabar com ele. De resto vou tentar escrever sobre isso amanhã.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. To-mane,
    Agora que a AG já é passado, lá vêm mais esclarecimentos.

    O valor de 65M€ foi comunicado à CMVM. Onde iam buscar o dinheiro não sei, mas esse dinheiro estava na rubrica dos proveitos diferidos. No pouco que percebo, esses 65M€ foram divididos em tranches ao longo dos anos, estando o Clube a pagar anualmente à SAD.
    Se antes o Projecto Financeiro propunha comprar a SCS por 20M€, agora nem sei por quanto vai ser, visto que Bettencourt não quis explicar nada na AG sobre o plano financeiro. Pelo que depreendi, vai ser à borla, mas outra hipótese é pagar a diferença entre o activo e o passivo da SCS (activo de 58M€ e passivo de 50 e tal M€).

    O Sporting SAD e o Sporting Clube só podiam ser a mesma coisa se a SAD fosse detida por completo pelo Clube. Agora com o plano financeiro vai passar a deter 50,1% do capital e vai perder ainda mais o seu direito de voto (actualmente já está em minoria e com o plano financeiro ainda vai ficar mais).

    Quanto ao financiamento do Clube, o Clube tem vindo a ter prejuízos nos últimos anos, ainda para mais porque também tem que arcar com parte dos prejuízos da SAD. Tendo isto em conta, e sabendo que a Direcção quer passar a Academia para a SAD, património que rende ao Clube uma renda anual de 1M€, o futuro prevê-se muito negro para o Sporting Clube.

    Um outro dado que também se ficou a saber através do Relatório da empresa que audita as contas do Clube é que, sem as engenharias financeiras, o Sporting Clube está com 131M€ de capitais próprios negativos, o que é verdadeiramente monstruoso.

    Quanto aos accionistas, eu pensava que numa sociedade todos tinham que entrar com alguma coisa. Mas eu só vejo o Sporting a injectar activos na SAD e a arcar com todos os prejuízos.

    Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário