Nº 10

O chamado nº 10 é normalmente um jogador de grande criatividade que comanda a manobra ofensiva da equipa, e no futebol actual é também uma espécie em vias de extinção, embora no 4x4x4 em losango seja uma peça fundamental.

Com Paulo Bento, Romagnoli foi o jogador mais utilizado nesta posição, mas o argentino nunca teve um rendimento constante, pelo que esta época o Sporting apostou em Matias Fernandez, que neste momento ainda é uma incógnita, tendo já demonstrado ser um jogador capaz de rasgos geniais, mas que tal como o seu antecessor revela uma preocupante tendência para desaparecer do jogo. Diz quem conhece bem este chileno, que o que lhe sobra em talento, falta-lhe em confiança e capacidade de se assumir como um grande jogador que ainda poderá vir a ser, se superar estas insuficiências.

No plantel actual João Moutinho tem sido a alternativa para a posição 10, que de resto é o lugar preferido do nosso Capitão, mas na minha opinião falta-lhe aquele talento extra que sempre espera do organizador de jogo da equipa, o mesmo se poderá dizer de Angulo, que no Valência foi muitas vezes uma espécie de nove e meio, ou seja o segundo avançado que muitas vezes ocupa os terrenos do 10, e que portanto também poderá desenrascar se for preciso.

Nesta altura parece-me que devemos dar tempo a Matias Fernandez para que ele se adapte e possa pôr todo o seu talento ao serviço da equipa, e ao mesmo tempo confiar na polivalência de Moutinho e Ângulo para resolver situações pontuais.

Conforme já escrevi atrás, jogadores com estas características não aparecem todos os dias e portanto mesmo na nossa Academia eles não abundam, sendo que Ibraim Rabiu é apontado como uma pérola por lapidar, e que esta época ao que parece irá jogar no Real Massamá, apesar de ainda ser Júnior.

Diogo Rosado é outro jogador que pela sua enorme criatividade também poderá dar um nº 10, e que também irá rodar sob o comando de Filipe Ramos no Real Massamá.

Veremos como evoluem estes dois miúdos de quem muito se espera e que poderão brevemente reforçar o nosso plantel principal numa posição muito exigente, onde apesar de tudo não estamos mal servidos.

Comentários