Interiores

Se nos escalões jovens o Sporting joga preferencialmente em 4x3x3, que segundo os especialistas é o modelo de jogo mais fácil de aprender pelos miúdos, na equipa principal utiliza-se o 4x4x2 em losango desde o tempo de Fernando Santos, uma táctica resultante daquilo que já ouvi chamar de "o efeito secante de Liedson" e que ao que parece se vai alastrar à Selecção Nacional.

Estes dois modelos de jogo implicam a utilização dos chamados médios interiores, embora em condições um pouco diferentes, mas como aqui estou a pensar na construção de uma equipa para o futuro próximo do Sporting, vou-me centrar no losango.

O interior ideal neste modelo de jogo é um jogador disciplinado tacticamente, capaz de ajudar o seu lateral e simultâneamente de abrir nos flancos quando a equipa ataca, para criar desequilíbrios, ou seja dava muito jeito ter dois ou três como o Izmailov, mas como não é muito fácil arranjar jogadores destes, há que encontrar equilíbrios, principalmente com os laterais.

Assim um jogador como o precioso e completo como o Moutinho, necessita de um lateral mais ofensivo que dê largura ao jogo que é uma característica que o nosso Capitão não tem, enquanto outro mais irreverente e criativo como o Vukcevic, obriga quem está atrás dele, a ter mais cuidado com as subidas no terreno, mas ambos são excelentes interpretes para este modelo de jogo, no qual Pereirinha tem demonstrado algumas dificuldades para se enquadrar por estar mais vocacionado para ser um extremo tradicional.

Temos pois pelo menos três interiores que nos dão todas as garantias para o futuro, aos quais agora se junta o experiente Angulo, com o qual Paulo Bento conta para uma ou duas temporadas. e que poderá acrescentar algumas coisas que faltam a este grupo, embora ainda seja cedo para avaliar esses efeitos.

A linha de produção de Alcochete nesta posição é bastante abundante e neste momento um jogador como Pedro Celestino já foi descartado, enquanto André Santos vai rodando no União de Leiria e André Martins começa agora a sua carreira nos seniores sendo emprestado ao Real Massamá uma espécie de clube satélite do Sporting. Estes são jogadores na linha de Moutinho que nas equipas jovens do Sporting ocupavam preferencialmente a chamada posição 8, ou seja o médio interior que joga entre as duas áreas.

Outro que foi para o Real Massamá é Diogo Rosado, uma espécie de Vukcevic, com muito talento para dar e desequilibrar, mas com necessidade de aprender as rotinas desta posição, que até poderá não ser aquela onde vai jogar no futuro, mas a evolução deste miúdo vai ser sem dúvida um dos casos mais interessantes de avaliar nos próximos tempos, acreditando-se que não demorará muito a chegar ao plantel principal do Sporting.

Nos Juniores há o possante Renato Neto, e os versáteis William Carvalho e Zezinho, todos apontados como jogadores de grande potencial, tal como João Carlos e principalmente João Mário, mas há mais nos Juvenis de 1º ano e nos Iniciados que se evoluírem também poderão vir a ter a sua oportunidade.

Em conclusão direi que nesta posição há muita qualidade e abundância, independentemente do modelo de jogo que seja utilizado.

Comentários