Extremos

No futebol actual os extremos são outra espécie em vias de extinção. Os treinadores exigem cada vez mais versatilidade aos seus atletas e jogadores como Messi ou Ronaldo são capazes de fazer muito mais do que jogar encostados às alas para irem fazer cruzamentos à linha do fundo, talvez por isso mesmo Quaresma ainda não se conseguiu afirmar no futebol ao mais alto nível, os extremos à moda antiga já quase não se usam.

No plantel actual do Sporting apenas Pereirinha é um extremo nato, que se tem tentado adaptar a novas funções, porque no losango não cabem extremos, mas apesar disso nas camadas jovens o Sporting joga preferencialmente em 4x3x3, embora cada vez mais os jogadores da frente sejam obrigados a serem avançados completos, e não apenas os tais extremos puros à moda antiga.

Assim a tradição de se formar essencialmente extremos está a acabar. Em Alcochete hoje formam-se jogadores para todas as posições, e na nossa equipa de juniores não há actualmente extremos muito prometedores, e nem tão pouco nos emprestados encontramos jogadores com essas características. Quanto muito haverá alguns jovens nos escalões mais baixos com esse perfil, mas que seguramente ainda terão um longo caminho a percorrer e muito para aprender.

Há também o caso do Diogo Viana, um prometedor extremo direito do qual o Sporting abdicou, envolvendo-o no negócio da contratação de Hélder Postiga, um indicador de que ele não era uma aposta segura para o futuro.

Esta situação não me parece preocupante, pois seguramente que o Sporting vai continuar a fabricar bons avançados, e acima de tudo jogadores cada vez mais completos, enquanto no actual plantel as lacunas parecem-me ser outras, nomeadamente na posição lateral direito, onde falta um jogador capaz de fazer algumas coisas que habitualmente se pediam aos extremos.

Comentários