Avançados

É tradicional a dificuldade que os portugueses tem em fabricar bons avançados, pelo que normalmente esta é uma posição onde se recorre à contratação de estrangeiros, mas apesar disso o Sporting conta actualmente com três avançados portugueses no seu plantel, onde Liedson é a grande figura já há seis anos, durante os quais tem sido incessante a procura do parceiro ideal para ele.

Foi neste contexto que Filipe Caicedo chegou esta época a Alvalade para substituir Derlei, que terá sido de todos os avançados que passaram pelo Sporting nos últimos anos, aquele que melhor casou com o “levezinho”. Não há dúvida que o equatoriano tem algumas características que faltavam ao nosso ataque, mas ainda é cedo para se perceber se foi ou não uma boa aposta.

Para além disso temos o Hélder Postiga que arrancou esta temporada como titular, mas continua a faltar-lhe qualquer coisa para confirmar o muito que prometeu nos seus primeiros tempos de FC Porto; O Yannick que é um jogador de características diferentes das dos restantes, tendo na velocidade a sua grande arma, embora tenha de trabalhar muito na área da recepção e controle de bola; E o Saleiro que é um jogador que segura melhor a bola e pode jogar mais fixo na área, mas que terá algumas dificuldades para se impor neste sistema, devido à sua pouca mobilidade e falta de "nervo", itens em que no entanto poderá melhorar.

Ou seja para já temos o Liedson e mais um, com várias alternativas bastante diferentes, sendo que três são jovens ainda à procura de afirmação. Mas o "levezinho" não é eterno, por isso há que pensar em arranjar um avançado para o futuro próximo, que poderá ter até outras características, e é para aqui que também se devem apontar os recursos disponíveis, se Caicedo não se revelar uma aposta certa, até porque nesta difícil posição não se vislumbram a curto prazo, jogadores capazes de saltar directamente da Academia para o plantel principal.

Por ora temos o Wilson Eduardo a rodar no Real Massamá, o Rui Fonte no Setúbal, e pelo menos três jogadores de gerações diferentes e com muito futuro, mas com um grande caminho para percorrer, refiro-me a Amido Balde, Betinho e Cristian Ponde.

Comentários