Trinco

Longe vão os tempos em que o trinco era essencialmente um recuperador de bolas e consequentemente um jogador forte e de grandes correrias. Hoje exige-se mais do que isso, e ao trinco cabe também o papel de iniciar as transições da defesa para o ataque, como agora se diz.

Miguel Veloso foi nesse aspecto uma descoberta de Paulo Bento, revelando-se um jogador importante na manobra da equipa, até que se convenceu que já era o maior, e que lhe meteram na cabeça que ir para uma equipa mediana de Inglaterra era um passo em frente na sua carreira.

O resultado foi como se sabe uma época de estagnação, à qual agora ele parece querer reagir, mas o problema ainda existe, e na minha opinião deve ser encarado de frente.

Penso que logo que possível o Sporting deverá sentar-se à mesa com Miguel Veloso e explicar-lhe que ele só poderá concretizar o tal sonho de que fala, se confirmar o seu valor em Portugal, e que ir para o Bolton é andar para trás.

Acho que a clarificação da situação poderá passar com a correcção da clausula de rescisão para valores mais realistas, eu diria na casa dos 20 milhões, tendo como contrapartida o alargamento do contrato. onde deverão ser introduzidos objectivos, ficando bem claro que o jogador está no Sporting de corpo inteiro, e só sai se pagarem o que ficar estipulado.

Para já temos um Miguel Veloso renovado o que é óptimo, até porque o Rochemback para não variar chegou das férias com peso a mais e é um jogador acomodado e pouco profissional, a quem o banco só fará bem. Sendo assim por agora o lugar mais recuado do meio-campo está bem entregue.

Há ainda o Adrien Silva, um jovem com muito potencial, mas que continua tapado à espera da sua oportunidade. Acredito que quando a tiver vai agarrá-la, embora lhe falte cabedal para o lugar.

Diogo Amado é outro miúdo com um futuro muito promissor, que agora terá a sua primeira época nos seniores, ao que parece no Real Massamá, mas de todos os que estão na vez parece ser o melhor.

Nos juniores temos o Luís Almeida e o Afonso Taira, e daí para baixo torna-se cada vez mais complicado perceber quais os jogadores com capacidade para chegarem mais longe nesta complicada posição.

Assim nesta altura acho que estamos muito bem servidos com o Miguel Veloso, e temos uma segunda linha com bastante potencial, que convém valorizar e fazer crescer, refiro-me especialmente a Adrien e Amado. Resta esperar que com o regresso do melhor Veloso não voltem as ilusões e o cerco dos abutres.

Comentários