Lateral direito

Esta é na minha opinião a posição em que o actual plantel do Sporting está menos bem servido, pelo que deverá ser uma prioridade nos próximos tempos, no que diz respeito reforços.

Admiro o Abel pelo seu carácter e profissionalismo, que lhe permitiram chegar ao Sporting e ganhar um lugar, apesar das suas evidentes limitações, principalmente em termos de posicionamento e marcação. Considero-o um jogador que serve como parte de uma segunda linha, necessária em todos os planteis, e até me palpita que está ali um elemento que pode ser aproveitado no futuro, talvez como treinador dos miúdos, mas para titular da equipa principal do Sporting é preciso mais.

Quanto ao Pedro Silva julgo que potencialmente é um pouco melhor do que o Abel, mas a diferença não é de palmo, e um jogador que chega das férias com todo aquele peso a mais, não merece muito respeito da minha parte. Este brasileiro ficará na memória dos sportinguistas principalmente por ter atirado fora a medalha de finalista da Taça da Liga, e isso diz tudo sobre a sua qualidade como jogador, portanto uma vez que esta época termina o seu contrato com o Sporting, julgo que não se justifica a renovação, abrindo-se assim uma vaga no plantel.

Já escrevi aqui que na minha opinião o lugar de lateral direito poderá ser a porta mais acessível para Pereirinha entrar no onze titular, o que até nem seria uma novidade, pois muitos são os extremos razoáveis que se transformaram em bons laterais. Contra ele tem o facto de ter pouco "cabedal", mas se aprender as rotinas do lugar, poderá compensar algumas debilidades com a sua grande velocidade, no entanto nem ele nem Paulo Bento parecem muito virados para aí.

Temos também o João Gonçalves, que depois de uma boa época em Olhão, terá agora o grande desafio de se confirmar como um bom lateral, jogando na 1ª Liga e tendo como concorrente no Olhanense, um jogador experiente como Miguel Garcia, resta saber como é que ele vai reaparecer depois da lesão grave que sofreu, mas é um nome a ter em conta para o futuro próximo.

Nos júniores temos Cédric Soares, um jogador que conheço muito mal, mas que está referenciado como um dos melhores da sua geração, e embora tenha sido adaptado à posição, pois foi no meio-campo que começou a dar nas vistas, é jogador muito prometedor. Julgo que será fundamental avaliar a evolução deste jovem que provavelmente ainda vai ter de ser emprestado para rodar e ganhar maturidade.

Mais abaixo oiço falar muito bem de Rui Bento, mas como se trata de um miúdo de 15 anos ainda é cedo para ter uma ideia concreta sobre as suas possibilidades.

Concluindo parece-me que se Paulo Bento não conseguir transformar Pereirinha no tal lateral direito que nos faz falta, para o ano ou aposta no João Gonçalves, ou teremos de ir ao mercado à procura de um jogador com qualidade que possa resolver este problema, pelo menos até vermos no que dá o Cédric.

Comentários