Centrais

Julgo que será mais ou menos consensual afirmar-se que faltam centímetros e porque não dizer peso, no centro da defesa do Sporting, por serem notórias as dificuldades que a equipa tem quando se trata de defender lances de bola parada, e no jogo aéreo em geral.

No entanto a resolução desse problema, pode até nem passar pela contratação de "armários", pois há centrais que compensam algumas limitações físicas, com classe, capacidade de antecipação e poder de impulsão, como é o caso de Carriço, que na minha opinião já é o nosso melhor central, e só não digo dele o mesmo que disse de Rui Patrício, em relação a termos jogador para chegar aos anos vinte deste século, porque parece-me que vai ser difícil ao Sporting segurar este rapaz durante muito tempo.

Mas para já Carriço é um daqueles jogadores que há que preservar e valorizar, pois está ali o patrão da nossa defesa, e o verdadeiro sucessor de Polga, mas para melhor.

Desde que Paulo Bento assumiu o comando da equipa principal do Sporting, Polga tornou-se num dos intocáveis do treinador, mas falta qualquer coisa a este central brasileiro para estar ao nível dos melhores. Ele alterna momentos de grande classe, com "brancas" imperdoáveis, e por vezes irrita-me com a sua mania dos passes longos, geralmente mal direccionados. Não sei quantas mais épocas ele ainda tem de contrato, mas já chegou aos 30 anos e está na altura de se começar a pensar na sua sucessão, não como patrão da defesa pois esse é um problema já resolvido com a ascensão de Carriço, mas apenas como elemento da defesa.

Caneira pela sua polivalência e Tonel pela sua regularidade e entrega ao jogo, são dois jogadores válidos que dão todas as garantias, como elementos da segunda linha do plantel, mas eu não descartaria a hipótese de rentabilizar o segundo, se o mercado proporcionar essa oportunidade, abrindo assim uma vaga para um jogador mais jovem, ou até para o tal "armário" que faz falta em certas circunstâncias.

No entanto penso que a contratação de um central terá de ser muito bem ponderada, pois para este lugar há muita matéria prima de grande qualidade na Academia, a começar por Pedro Mendes, um jogador alto e prometedor que vai fazer agora a sua primeira época de sénior, e principalmente sem esquecer Nuno Reis, que pelo pouco que vi, pode vir a ser o parceiro perfeito para Carriço, embora também não seja muito alto, ao contrário de Miguel Serôdio e do argentino Nacho, que este ano vão ser seus parceiros nos juniores e que também são jogadores prometedores.

Mais abaixo ainda temos Tobias Figueiredo, sobre o qual o Manchester City garantiu o direito de preferência no âmbito do empréstimo de Caicedo, o que é pelo menos um bom indicador de qualidade, e o inglês Eric Dier de quem também já li maravilhas.

Eu diria que o ideal seria trocar Tonel por um jogador que "casasse" melhor do que Polga com Carriço, e preparar os miúdos da Academia para daqui a dois três anos entrarem na equipa, numa altura em que os centrais mais velhos já estarão de saída, e também porque em relação ao Daniel, não sei quanto tempo será possível segurá-lo.

Comentários