As declarações do Presidente

Ao dar uma vista de olhos pelas gordas dos jornais desportivos, fui surpreendido por alguma polémica à volta das recentes declarações de José Eduardo Bettencourt, onde ele destacava a pré época do Benfica, e simultâneamente lamentava não poder dar aos sportinguistas os mesmos motivos de entusiasmo, e mais meios a Paulo Bento, para competir de igual para igual com os seus rivais, reconhecendo alguma vantagem destes no momento do arranque do Campeonato.

Parece-me que estas declarações são perfeitamente realistas, e visavam essencialmente aliviar a pressão que já se faz sentir sobre o nosso treinador, de tal forma que no primeiro jogo em Alvalade, já se ouviram assobios, e os lenços brancos já devem estar prontos para saírem de muitas algibeiras.

De resto os sites dos jornais desportivos transformaram-se em verdadeiros fóruns da treta, onde ao habitual foguetório dos benfiquistas, se opõe o desanimo dos sportinguistas perante uma pré-temporada muito fraca, sendo que muitos destes adeptos ainda não perceberam não há campeões em Agosto, por mais que as lições do passado o demonstrem.

Mas este tipo de criticas faz parte de uma cultura tipicamente portuguesa, a que eu chamo "bota abaixo", e que tem muitos dedicados seguidores também no Sporting. Critica-se os dirigentes do Clube por não protegerem devidamente o seu treinador, mas agora que alguém o faz, é criticado na mesma. Critica-se a falta de ambição na politica de aquisições do Sporting, em contraponto com a do Benfica, mas agora que alguém o reconhece essa diferença, não pode porque é dar parte de fraco, e por aí fora.

Infelizmente o Presidente do Sporting é muito reactivo e já veio tentar compor as coisas, mandando umas indirectas ao Benfica , sem necessidade nenhuma de o fazer, até porque isto só vai gerar mais criticas.

Também não percebi a intervenção da AAS, que alterna propostas muito válidas, com um frequente discurso de quem ainda não percebeu que o tempo das eleições já acabou.

O Sporting deve ter a sua cultura própria sem se preocupar com o que se passa na casa dos rivais, mas este tipo de declarações para aliviar a pressão e alertar para certas campanhas é perfeitamente normal e só não percebe isso quem não quer.

Comentários