Afinal não foi um ensaio geral

Ao contrário do que se poderia perspectivar Paulo Bento não aproveitou este jogo para ensaiar o primeiro embate a sério que já aí vem, preferindo antes rodar os jogadores disponíveis, e fazer uma ou outra experiência, o que até acaba por ser compreensível, na medida em que esta equipa já está entrosada, e provavelmente nas bancadas do D. Afonso Henriques estariam espiões do Twente.

De qualquer forma independentemente dos jogadores que entram em campo, esta equipa tem os seus princípios de jogo bem definidos, variando apenas a qualidade dos protagonistas, o que muitas vezes faz toda a diferença.

O Sporting de Paulo Bento é uma equipa defensivamente bem organizada, que pressiona alto, pelo que quando está bem fisicamente consegue na maior parte do tempo, manter o jogo longe das suas balizas. O pior é quando perde o controlo das operações, demonstrando aí muitas dificuldades em defender dentro da sua área, principalmente no jogo aéreo, e consequentemente nas bolas paradas.

Ofensivamente falta alguma criatividade a esta equipa, e deve ser isso que Paulo Bento procura quando pediu dois jogadores para o meio campo. Para além disso falta peso e presença na área adversária, daí que a prioridade neste momento seja a contratação do substituto de Derlei.

Foi um pouco disto tudo que tivemos neste jogo, em que o Sporting dominou na primeira meia hora, mas sem criar muito perigo, ganhando em talento com a entrada de Matias Fernandez, mas voltando a cometer erros imperdoáveis na defesa, numa altura em que já não era possível pressionar tanto e em que a equipa se desligou antes do tempo.

Nota-se já alguma evolução na forma de jogadores como Pedro Silva, Matias Fernandez e Hélder Postiga, mas outros como Liedson, Vukcevic, Tonel e Pereirinha, ainda estão muito atrasados, enquanto Veloso parece apostado em recuperar o tempo perdido, apesar do disparate que resultou no golo do empate, e mesmo actuando a defesa esquerdo fez um bom jogo, mas nesta altura parece-me que deve jogar no meio, pois Rochemback ainda está longe da sua melhor forma.

Em suma espero que a equipa melhore rapidamente os seus índices físicos, para assim conseguir controlar os jogos durante mais tempo, e evitar os sufocos que levam aos disparates, enquanto se aguarda a subida de forma dos homens decisivos, e a chegada de pelo menos mais um jogador que venha para somar, mas na verdade já não resta muito tempo.

Comentários

  1. to-mane,

    O não comentar aqui no teu espaço virtual não significa que não leia os teus posts. Bem pelo contrário, leio-os a todos.

    Mas devido ao grande respeito que tenho por ti, abstenho-me de comentar para não nos chatearmos. As nossas visões sobre o Clube são totalmente diferentes, mas acho que já sabias disso :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. De facto ontem não foi um ensaio geral, foi uma tentativa de dar rodagem a mais jogadores. E até acho que não foi mal pensado, dado termos este ano poucos jogos amigáveis.

    Sinceramente até gostei do jogo, pelo menos em alguns momentos praticámos bom futebol, com especial incidência na jogada do segundo golo que achei excelente. Penso que houve vários jogadores que deram boas indicações. Gostei do Adrien (belo passe para Pedro Silva no lance do 2º golo, assim como confiança para fazer alguns bons passes longos) e também do Rochemback que já mostrou melhor forma, assim como muita garra (por vezes demais) mostrando que sente estar a perder o lugar, e por isso está a lutar por ele.
    Matias mostrou frieza na concretização (muito importante), mas continua a passar muito tempo ao lado do jogo, mas continua a dar-me esperança. Foi bom mais um golo de Postiga para dar confiança e foi pena não o terem deixado marcar o segundo quando com o resultado em 2 a 0 ele se isolou e foi-lhe muito mal tirado um fora de jogo. Quanto a Yannick ainda só consegue mostrar boa forma fisica, porque futebol jogado...

    Para o fim deixo a apreciação a Miguel Veloso, a sua readaptação a lateral esquerdo quase me pareceu um teste de Paulo Bento, a ver se ele continua a mostrar o mesmo empenho e a verdade é que ele se mostrou mesmo muito empenhado e acho que fez um excelente jogo... até aqueles minutos finais, em que já bastante cansado demonstrou falta de discernimento e errou no lance capital para nos tirar a vitória.
    Não sei o que se passa com a equipa mas estes momentos de desconcentração defensiva têm resultado em muitos golos sofridos, que fazem com que ainda não tenhamos ganho jogo nenhum relevante e isso é preocupante, mas tenho esperança que essas falhas tenham terminado ontem.
    Não gostei muito das palavras do Paulo Bento, a mandar indirectas para algum jogador, que me parece ter sido Miguel Veloso, mas que espero não seja, não quero o reatar de um conflito que não traz beneficios a ninguém, muito menos quando Veloso se tem mostrado tão empenhado.

    Depois destes ensaios todos, a equipa que eu apresentaria de início frente ao Twente seria a seguinte:

    Rui Patricio
    Pedro Silva Carriço Polga Caneira

    Miguel Veloso
    Moutinho Vukcevic
    Matias Fernandez
    Liedson Postiga

    Acho que optaria neste jogo por Pedro Silva, pois apesar de não estar em grande forma, Abel até talvez esteja melhor, mas é melhor ofensivamente, e dado que acho que deveríamos ter Caneira no lado esquerdo, e no direito Moutinho joga mais por dentro, pelo que o lateral direito tem de subir e assim Pedro Silva é melhor.

    Saudações Leoninas,
    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  3. Assim é que nos vamos chatear mesmo MRG. :-(

    Então não comentas com medo que eu me zangue por discordares de mim! Ora essa, podes discordar à vontade, que eu estou aqui para rebater as tuas críticas e não para te bater :P

    Eu sei que tens uma visão do Sporting completamente diferente da minha e se calhar até do futebol em particular, que é disso que eu escrevi nesta mensagem, mas eu também gosto de ouvir opiniões diferentes das minhas desde que devidamente sustentadas.

    De qualquer forma compreendo que haja espaços mais atractivos do que este para se discutir o Sporting, pois aqui quase só escrevo eu e o Atento_SCP com o qual concordo mais de 90% das vezes, mas se quiseres destoar um bocadinho estás à vontade.

    Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário