Três visitas obrigatórias

Já era para ter escrito isto mas ultimamente o tempo não tem sido muito, e só tem dado eleições, mas aproveito agora para mudar de assunto e descontrair um pouco, relatando três visitas que fiz recentemente, durante uma curta passagem por Lisboa: A Academia, o Estádio e o Mundo Sporting.

No dia 1 de Maio desloquei-me pela primeira vez à Academia Sporting em Alcochete, e a impressão inicial deixou um pouco a desejar, esperava mais asseio e mais verdura nas zonas circundantes, mas afinal estamos em Portugal e não se pode exigir muito.

Como não se tratou duma visita guiada, só deu para ver as instalações ao longe, e assistir a um jogo a contar para a Divisão de Honra do Campeonato Regional de Lisboa de Iniciados, em que a equipa B do Sporting derrotou o Lourel por 5-2.

Mesmo assim posso relatar as minhas primeiras impressões sobre algumas das pérolas da nossa Academia, começando por destacar o pequeno extremo direito Daniel Podense, que apesar de ser um minorca tem muita raça, e uma técnica apreciável. Se ganhar cabedal poderá vir a ser um jogador interessante.

O romeno Ion Ponde é o Capitão e a estrela da equipa, marcou dois golos mas não fez uma exibição deslumbrante, actuando na posição de ponta de lança, mas já ouvi dizer que na posição 10 joga melhor.

Gostei também do central Miguel Rodrigues, que sendo iniciado de 2º ano, joga habitualmente nesta equipa, o que me faz acreditar que no grupo principal há ainda melhor, portanto devemos estar muito bem servidos neste sector.

Para além destes gostei do lateral direito Miguel Oliveira, do trinco Fábio Cláudio, do extremo esquerdo Mauro Riquicho que marcou dois golos, mas foi muito perdulário e de Miguel Castro que entrou na 2ª parte para jogar a defesa esquerdo.

Foi uma manhã bem passada que espero repetir logo que tiver oportunidade, dá gosto ver estes miúdos a jogarem à bola.

Poucos dias depois resolvi recordar uma espécie de ritual que fiz durante muito tempo e fui almoçar ao Magriço, para depois me deslocar ao Estádio José Alvalade. Só que desta vez não havia jogo, pelo que aproveitei para fazer a visita guiada ao interior do estádio, e para conhecer o Museu.

Como era o único tive direito a toda a atenção da simpática guia, que no meio da sua lenga-lenga decorada, me levou do Hall VIP até às cabines e daí ao relvado, para depois seguirmos para a zona dos camarotes e do restaurante. Realmente o estádio é uma obra impressionante e não deixa de ser interessante conhecê-lo por dentro.

Segui depois para o Mundo Sporting, onde fui deixado à vontade no meio de centenas de troféus, fotografias e outros objectos relevantes na história do nosso Clube. Confesso que me perdi no tempo e estive lá quase três horas, ao ponto que de repente ouvi alguém a correr, olhei para trás e apareceu-me a funcionária muito aflita, pois já se tinha esquecido que eu estava lá, e vinha ligar o vídeo que encerra a visita, mas afinal eu ainda ia a meio. Aproveitei então para a alertar para um erro numa legenda de uma fotografia que espero que venha a ser corrigido.

Tive pena de não ter levado um bloco para tomar algumas notas, e no geral achei que o espaço está bem conseguido, apenas há uma zona onde estão sempre a acender-se e a apagar-se uns painéis, o que acaba por não permitir a leitura das respectivas legendas.

Em suma senti-me como peixe na água e levei um verdadeiro banho de história que recomendo a todos, principalmente aos que gostam de conhecer o passado do Sporting Clube de Portugal. Vale a pena.

Comentários

  1. Eu que estou aqui tão perto ainda não fiz a visita ao Museu...shame on me.

    Mas quando for, vou fazer como tu: vou levar uma eternidade :D

    ResponderEliminar
  2. Ainda estou à espera daquele texto sobre o Mundo Sporting que ia para a Wiki ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário