Os vândalos voltam a atacar

Aquilo que deveria ter sido uma grande festa do futebol júnior, acabou por ser mais uma guerra com pedradas, violência, feridos e ao que parece até tiros para o ar, que impediram o normal decorrer do jogo, que foi naturalmente interrompido por não haver condições mínimas para que continuasse. Apesar disto adivinha-se que tudo irá continuar como dantes e que os culpados vão ficar impunes.

Tudo aconteceu quando as claques do Benfica entraram nas instalações de Alcochete, com um numero muito superior aos cerca de 200 previstos e desataram a atirar pedras para as bancadas onde os adeptos do Sporting assistiam ao jogo que já decorria há 25 minutos, isto depois de já terem vandalizados uma serie de carros lá fora, perante a complacência das forças de segurança, que depois acabaram por atacar os adeptos do Sporting que tinham fugido para dentro do relvado, donde começaram a devolver as pedras que os outros continuavam a atirar-lhes.

Mas por falar em culpados, tenho que começar por apontar o dedo à Direcção do Sporting, que depois do que aconteceu no Andebol em que o Benfica se recusou a ceder bilhetes ao Sporting, quis cumprir os regulamentos e marcar a diferença, entregando alguns bilhetes aos nossos rivais, só que essa decisão para além de reveladora da habitual "anjice" dos nossos dirigentes, demonstra um inacreditável erro de avaliação em relação aos dirigentes do Benfica, que ao que parece entregaram os bilhetes que receberam a um grupo de assassinos e traficantes de drogas, que continuam a viver impunemente ao abrigo de um clube cada vez mais indigno da sua rica história, é que só por ingenuidade se pode confiar nesta gente, sendo que exemplos no passado recente não faltam, mas mesmo assim mais uma vez a Direcção do Sporting preferiu portar-se bem, a defender os interesses do nosso Clube.

Também não podemos esquecer as forças da ordem, que não tomaram as devidas precauções para evitar uma situação como esta, e ao que se diz até resolveram meter na Academia uma serie de vândalos que nem tinham bilhete, apenas para não se chatearem a pô-los na ordem lá fora. O resultado terá sido o que se viu, trouxeram o problema para dentro da Academia e a guerra estalou.

Está-se mesmo a ver que a FPF vai lavar as suas mãos, e até já se fala que o jogo será retomado à porta fechada, ou em campo neutro, quando esta seria uma excelente ocasião para demonstrar que este tipo de acções por parte destes grupos de escumalha, podem custar caro aos clubes que essa gente apoia e que os suporta. Desconheço o regulamento, mas uma derrota aplicada ao Benfica seria uma medida exemplar e didactica. Tudo o que acontecer daí para trás será pouco, no entanto não acredito que tal possa acontecer, mesmo que os regulamentos o permitam.

Da parte da Direcção do Sporting também se exige uma posição firme, mas tenho muitas dúvidas que tal aconteça. Para começar numa altura em que os adeptos do Benfica ficaram fechados nas bancadas de Alcochete à espera que os ânimos acalmassem, havia que apurar logo ali se estava gente a mais lá dentro, e como é que tinham entrado. Já vi imagens na televisão e não tenho dúvidas que no momento em que se gerou a situação estavam a entrar muito mais do que 200 bestas em Alcochete.

Depois, e mesmo correndo o risco de estar a escrever a quente, apesar de não ter estado lá, digo que o Sporting se deve recusar a prosseguir o jogo. Se a FPF quiser dar o título ao Benfica que o faça, ninguém se vai admirar, já estamos habituados. O mais importante aqui é formar jogadores para a nossa equipa principal e não ganhar campeonatos, e nisso eu aposto que desta equipa do Sporting vão sair vários leõezinhos para o nosso plantel principal, agora da deles duvido muito.

Uma coisa é certa jogar em campo neutro ou à porta fechada é que nunca, pois isso seria premiar os prevaricadores e aceitar uma coisa destas é inaceitável, até porque é indiscutível que o problema despoletou-se quando a manada entrou em Alcochete, e começou a atirar pedras para a bancada atrás da qual passavam, apanhando as pessoas que lá estavam a ver o jogo desprevenidas e de costas, já vi imagens que demonstram isto. Mas já se sabe que vai ficar mesmo assim e no fim de uma forma ou de outra são eles que se vão ficar a rir.

Comentários