Matias Fernandez

Matias Fernandez é a primeira contratação do Sporting para a temporada 2009/10 e chega a Lisboa com a aura de jogador de grande criatividade, que vem para ser o nº 10 que tem faltado ao losango de Paulo Bento.

A primeira vez que ouvi falar deste fenómeno chileno foi já há alguns anos no Fórum SCP/Porta 10-A, onde os especialistas do Youtube colocaram uma serie de pequenos filmes, nos quais o jovem Matias aparecia como uma espécie de Maradona do Chile, capaz de entusiasmar qualquer adepto do futebol, pela magia das suas fintas, complementadas por uma velocidade assinalável e um bom pontapé, mas logo se percebeu que apesar da sua tenra idade, não era jogador para os dentes do Sporting.

Assim ninguém se espantou quando pouco tempo depois Matias Fernandez chegou a Espanha com apenas 20 anos, para jogar no Vilarreal, um clube da segunda linha daquele país, que terá pago por ele perto de 10 milhões €.

Não acompanhei de perto a carreira de Matias Fernandez em Espanha, mas é evidente que ficou aquém das expectativas. Tapado por jogadores como Riquelme, terá sido desviado do seu lugar e obrigado jogar nos flancos, e nos 71 jogos que fez na Liga Espanhola só marcou 7 golos e em apenas em cerca de metade foi titular.

Três anos depois de chegar à Europa, Matias Fernandez escolhe o Sporting e Portugal para relançar a sua carreira, e com ele trás ambição e talento que se espera que sejam suficientes para triunfar, numa altura em que se aproxima o Mundial 2010, onde provavelmente estará o Chile de que ele é uma das grandes figuras.

Parece-me uma boa escolha para uma das posições mais carenciadas do plantel leonino, onde por vezes faltou alguma criatividade que Matias tem em doses industriais, isto para além de ser um excelente executante nas bolas paradas, outro dos pontos fracos deste Sporting, mas também é preciso não esquecer que ele vem de uma experiência menos bem conseguida, pelo que seguramente necessitará de recuperar confiança, e assim não se pode exigir-lhe que coma a bola.
Vamos ver também como é que ele encaixa no esquema de Paulo Bento, onde o trabalho defensivo começa logo nos avançados e portanto nem o comandante do meio campo está isento dele, e Matias Fernandez como quase todos os jogadores com as suas características, não gosta muito de correr atrás da bola.

De qualquer forma no que diz respeito a contratações para principiar não está mau, embora ainda não se conheçam os termos exactos deste negócio, apesar da imprensa já ter adiantado um ror de números e clausulas, que não batem certos uns com os outros, pelo que é fácil perceber que as negociações que foram demoradas dando aso a estas especulações, foram duras e os seus resultados ainda não transpiraram cá para fora.

Agora vamos lá a ver quem vem a seguir. Provavelmente um avançado para o lugar de Derlei, falando-se para já do empréstimo de Caicedo, mas não será de excluir uma surpresa que espero que seja agradável.

Comentários

  1. Estando praticamente confirmada a sua contratação (deverá ficar oficializada hoje), confesso que estou muito feliz.

    Praticamente tudo o que se tem dito a seu respeito na imprensa (que é apenas o que conheço dele) tem sido positivo para mim. Parece ter todas as características indicadas para vingar no Sporting. Tem enorme criatividade, e isso além de ser óptimo para o que a equipa precisa para resolver os problemas em campo, também é óptimo para entusiasmar os adeptos, e tanto que precisamos disso. Depois todas as características externas ao campo também apontam para ser um jovem com cabeça, casado, com uma filha, introvertido. Ou seja, espera-se que tenha dedicação à profissão a tempo inteiro, além de que tudo quererá fazer para se apresentar em grande no mundial.
    Concluíndo, acho que foi uma jogada de mestre.

    Agora acho que o mais importante é não deixar fugir nenhum pilar da equipa, porque se assim for nem vejo como muito importante a contratação de grandes jogadores. Claro que todos gostaríamos de ter mais um craque para acompanhar Liedson, mas sinceramente acredito tanto em Postiga como em Yannick, pelo que penso que não se deve exagerar nos valores a dar por outro avançado (a não ser que seja algum achado...).
    Resta resolver Veloso... eu gostava mesmo era de o ver jogar ao nível da primeira época e de cabeça limpa (se bem que acho que isso iria trazer problemas com o Rochemback que não me parece aceitar bem ser suplente). É que me parece que se Veloso ficar a concorrência no meio campo vai ser tão apertada que tenho receio dos egos de jogadores como referido Roca e Vuckevic que ficarão concerteza várias vezes de fora.

    Uma última nota para aquele que parece ser o novo comportamento de Vuk, muito aplicado e com discurso virado para a equipa, espero que assim continue e que não seja só da boca para fora.

    Vamos lá Sporting!
    Saudações Leoninas,
    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  2. Ainda em relação à contratação do Matias Fernandez agora que os números da mesma já são conhecidos, parece-me que também nesse aspecto foi um bom negócio, só possível depois de duras negociações, porque nestas coisas a pressa é inimiga da perfeição, e mais uma vez a imprensa bem tentou acertar nos valores mas passou-lhe quase tudo ao lado.

    De resto estou de acordo com o Atento-SCP, convém resolver o "problema" Veloso, e se o conseguir recuperar, Paulo Bento vai ter pelo menos seis excelentes opções para quatro lugares no meio campo, vamos a ver como reagem os preteridos.

    No ataque também acho que não deve haver pressas nem precipitações, se aparecer uma boa oportunidade aproveite-se, caso contrário temos quatro avançados e quer o Vukcevic quer o Matias podem jogar na frente.

    ResponderEliminar
  3. Exactamente, na frente além dos quatro também temos o Vukcevic, pelo que acho que não deve ser prioridade.
    Aliás, se não sair mais ninguém, acho que só se deve contratar caso haja mesmo uma grande oportunidade no mercado.

    Saudações Leoninas,
    Atento_SCP

    ResponderEliminar

Enviar um comentário