A culpa não pode morrer solteira

Dois dias depois dos lamentáveis incidentes de Alcochete a FPF resolveu instaurar um processo disciplinar aos dois clubes intervenientes, porque quer o relatório do árbitro, quer o da polícia, imputam a responsabilidade aos adeptos de ambos os lados.

Para além disso ficou posta de parte a hipóteses de retomar o jogo, uma vez que o Benfica exigia que tal se verificasse em campo neutro, enquanto o Sporting apenas admitia que isso acontecesse em Alcochete, mesmo que à porta fechada.

Sendo assim fica em aberto a questão da atribuição do titulo, embora o mais provável seja a decisão solomónica de não o atribuir, o que não deixará de ser triste e injusto para os miúdos de ambas equipas, que lutaram arduamente durante uma época inteira por um objectivo, que acabam por ser impedidos de atingir por um grupo de anormais que nunca deveria ter entrado na Academia do Sporting.

As outras duas hipóteses são a homologação do resultado que se verificava na altura da interrupção, ou a punição com uma derrota aos dois clubes, o que em ambos os casos significaria dar o titulo ao Benfica, algo que me parece verdadeiramente impensável, pois seria um precedente perigoso no sentido de premiar quem causou os distúrbios, e a atribuição da vitória ao Sporting, que seria um castigo exemplar para os principais responsáveis pelo sucedido. No entanto de todos os cenários possíveis, este é aquele em que menos acredito, pois a policia teve o cuidado de atribuir responsabilidades aos dois lados, para sacudir as suas.

Mas mais importante do que o titulo, será o apurar de responsabilidades, o que está mais do que visto não irá acontecer, e é por aí que penso que o Sporting deverá pegar, exigindo que se esclareçam algumas questões fundamentais, até porque o comportamento dos dirigentes leoninos foi exemplar, só pecando por ter considerado quem evidentemente não merecia consideração, a começar pelo Rui Costa que acabadinho de sair de uma casa onde tinha sido convidado para um lugar privilegiado, não hesitou em atirar pedras seguindo o exemplo daqueles que defendia, embora numa coisa ele tem razão: a Academia não tem condições para receber animais, a começar por ele mesmo.

Voltando às questões a esclarecer, convinha que o Benfica explicasse porque é que em vez de colocar os bilhetes que lhe foram entregues à disposição dos seus sócios normais, os deram às claques que eles dizem nem apoiar, ainda para mais quando segundo Rui Costa, já tinham alertado para os perigos existentes, embora não se saiba quando e a quem o fizeram.

Para além disso toda a actuação das forças policiais terá de ser muito bem explicada, pois é evidente que a situação foi mal avaliada e pior conduzida. Deve-se demonstrar que houve efectivamente actos de vandalismo ainda no exterior do recinto, os quais a policia finge e afirma não ter visto, e desmascarar a passividade das forças em campo, perante o desenrolar de uma serie de actos que puseram em causa a segurança de centenas de pessoas, que pacificamente assistiam ao jogo nas bancadas. Que fiscalização foi feita a esta gente? Todos tinham bilhetes? Como é que entrar no recinto objecto pirotécnicos? Porque é que não houve uma única pessoas detida ou identificada?

Pelo que sei a Academia tem um sistema de videovigilância e detecção de intrusão pelo que se houver imagens esclarecedoras elas devem ser divulgadas para demonstrar quem fala a verdade e quem está pura e simplesmente a tentar sacudir a agua do capote.

O que se passou foi grave de mais para ficar assim mesmo, e este é o primeiro grande teste à capacidade desta nova Direcção para inverter a postura demasiadamente branda que tem caracterizado as últimas direcções leoninas e mostrar firmeza na defesa dos superiores interesses do Sporting e no combate a esta gente que continua a fazer tudo o que quer na maior das impunidades.

Comentários

  1. Confirmada à cmvm a contratação de Matias Fernandez http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR24492.pdf
    Transcrevo aqui os pormenores:
    «(i) Valor fixo de € 3.635.000,00 euros a pagar em 3 prestações anuais durante as
    próximas três épocas desportivas
    (ii) Valor variável:
    a) 250.000,00 por cada uma das duas primeiras épocas se o jogador perfizer
    um determinado número de jogos oficiais na qualidade de titular
    b) o correspondente a 20% da mais-valia de uma futura transferência do jogador
    O Jogador Matias Fernandez celebrou contrato válido para as próximas 4 épocas
    desportivas, tendo sido fixada uma cláusula de rescisão no montante de 25M€.»

    Parece-me um excelente negócio. Não fica muito caro agora, e se sair recebemos 20 milhões (80%).
    Força Matigol!!

    Saudações Leoninas
    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  2. """""""""""""""""""""Sendo assim fica em aberto a questão da atribuição do titulo, embora o mais provável seja a decisão solomónica de não o atribuir"""""""""""""""""

    A FPF devia era dizer que, já que não se chegava a um acordo, atribuía o título a ambas as equipas.

    Depois nós dizíamos: "entreguem-no ao Beifica, que no Sporting não se ganham títulos na secretaria". E no fim, ainda acabavam por nos atribuir o título a nós.

    Isto sim era decisão solomónica.

    :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário