Construindo o plantel

Terminado o período eleitoral é tempo de pensar na próxima época que já está aí a bater à porta e nesse aspecto a vitória de Bettencourt tem a vantagem inegável de não provocar nenhuma revolução no futebol do Sporting, pois agora trata-se apenas de dar seguimento ao trabalho que foi feito nos últimos quatro anos.

O novo Presidente do Sporting já assumiu que um dos seus objectivos passa por melhorar a qualidade do futebol apresentado pela equipa, indo assim de encontro a algumas das críticas que habitualmente visam Paulo Bento. Mas para isso já se sabe que são precisos melhores jogadores, e Bettencourt também já disse que admite fazer três ou quatro contratações, para dotar a equipa de soluções com qualidade que permitam dar esse salto em frente.

É claro que toda a gente sabe que para comprar é preciso dinheiro, que é como quem diz é preciso vender primeiro, daí que por tudo o que se passou na última temporada o nome de Miguel Veloso seja apontado como o mais próximo da porta de saída, isto para além dos dispensáveis Tiui, Ronny e Romagnoli.

Quanto a reforços julgo que é consensual que a posição mais avançada do losango é a mais carenciada e deve ser para aí que o Sporting deve apontar prioritariamente. É necessário um jogador com talento e capacidade para desequilibrar, mas também com disponibilidade física para participar nas tarefas defensivas, como se exige numa equipa que joga com dois avançados a quem também se pede esse tipo de trabalho. Enfim julgo que esta missão de prospecção será o primeiro grande teste à capacidade de Pedro Barbosa, que ao que parece vai ver reforçadas as suas atribuições dentro do Departamento de Futebol.

Para além disso já ouvi falar de um central, um trinco e mais um avançado se Derlei não ficar, mas eu preferia um lateral direito e vá lá o tal trinco se o Veloso for vendido, porque no centro da defesa acho que não se deve cortar a evolução de Carriço que já provou que pode ir muito longe

O resto deve ser para compor com a prata da casa, falando-se já dos nomes de André Marques, Pedro Celestino, Diogo Rosado e Wilson Eduardo para pelo menos integrarem a pré época, aqui tenho algumas reservas principalmente a este último que joga numa posição muito exigente pelo que penso seria melhor que fosse emprestado, mas os outros se calhar podem ser boas opções.

Por agora fico a aguardar as novidades que seguramente vão aparecer brevemente pois afinal já estamos praticamente a duas semanas do dia da apresentação.

Comentários

  1. Ora bem, chegámos à fase interessante da pré-temporada, a construção do plantel para atacar a nova temporada.

    Vou assim também mandar as minhas postas de pescada.

    Ora bem, na baliza parece que vai ficar tudo na mesma, dada a evolução registada por Rui Patrício (ainda não o considero um grande guarda-redes, mas acredito que o será em breve) penso que é o melhor. Só vamos voltar a ter dificuldade a colocar de novo Stojkovic...

    Na defesa, quanto aos centrais, por mim não mexia, é continuar a deixar crescer o Carriço; ter esperança de que o Polga vai voltar a ser o Polga de há duas épocas (acho que na última época esteve mais perto do Polga de Peseiro que de Bento); Tonel é um excelente central e muito importante no jogo aéreo, além de que é correctissimo e um exemplo; Caneira deve continuar para fazer o mesmo que na última época, central ou lateral esquerdo quando necessário.
    Quanto ao defesa esquerdo, continuo a acreditar no Grimi, por isso a única alteração seria a troca de Ronny por André Marques.
    A defesa direito, se houvesse possibilidade de fazer algum dinheiro com Pedro Silva e ir buscar um melhor jogador muito bem, senão deve continuar como está. Acho que Abel é para continuar.

    Quanto ao médio mais defensivo, e dado que é praticamente certo que Miguel Veloso vai ser vendido, ficamos com Adrien e Rochemback (julgo que no esquema do losangulo ele não se enquadra em mais nenhuma posição). Temos sempre Moutinho para esta posição por isso penso não ser necessário mais contratações a não ser alguma oportunidade muito boa.
    Quanto aos médios interiores vamos ter Izmailov, Vuckcevic, Pereirinha e Moutinho (que também poderá ser 10). Para 10 não temos ninguém (dada a mais que certa saída de Romagnoli). Precisamos então de dois jogadores para estas posições. Concordo contigo de que é aqui o grande teste, é para 10 ou eventualmente para interior que precisamos de um grande jogador, de um golpe de mestre no mercado. Precisamos de um jogador que seja realmente um desiquilibrador, alguém que faça a diferença. Por mim até podiam ser os dois nomes apontados por PPC, Nedved e Juninho Pernambucano (Nedved acaba a carreira pelo que será impossível), mas o Juninho tem 34 anos, e até poderia ser hipótese, sendo que ele tem uma característica que seria muito apreciada, a qualidade nas bolas paradas que nos faz imensa falta. No entanto (não o conheço bem) mas julgo não ser um desiquilibrador, por isso não sei bem...
    Um nome hoje apontado n'A Bola é Hugo Viana. Tenho algumas dúvidas dada a falta de ritmo (praticamente não jogou nas duas últimas épocas), mas tem qualidade e se viesse acompanhado de um verdadeiro craque, penso que poderia ser boa opção para quando adquirisse algum ritmo de equipa.
    Gostaria de apontar mais alguns nomes, mas desconheço muitos jogadores... lembro-me por exemplo de D'Alessandro (que estava no Zaragoza com Aimar e que julgo foi para o Brasil).
    Para estas funções também temos Celsinho, mas dada a época que fez no Estrela não acredito no seu regresso. Celestino é outro que poderia regressar, mas também me parece que não o fará... a sua época foi apenas razoável, penso que continuará a rodar.

    Quanto ao ataque, se Derlei continuar, acho que apenas deve haver uma mexida, a certa saída de Tiuí (poderia ser emprestado a uma quipa da Liga), também acho que a entrada do Saleiro por exemplo ou do Rui Fonte (se Paulo Bento lhe vir qualidade suficiente) seria interessante.
    Se Derlei não continuar então precisamos de um reforço melhor, mas penso não ser necessário grande investimento aqui, temos Yannick e Postiga, nos quais acredito, por isso eu traria um William (Paços) ou Carlão (Leiria). Isto porque parece que PB não vai apostar em Purovic, dada a sua evidente inadaptação ao sistema. Mas até era um jogador que eu gostaria de ver melhor aproveitado, dado o nosso crónico problema aéreo.

    Claro que esta construção do plantel tem em conta os parcos recursos que temos.

    Saudações Leoninas
    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  2. Quanto a empréstimos, eu tentaria emprestar os avançados que não ficarem ao Leiria para trabalharem com Manuel Fernandes (penso que é um bom treinador para avançados), assim veria com bons olhos o Rui Fonte e/ou o Saleiro no Leiria. Quanto ao Wilson Eduardo talvez precise de maior rodagem mais abaixo, na II liga se possível, e aí o Fátima parece ser uma boa opção.
    Gostava de de ver o Celsinho de novo numa equipa da I liga, assim como Celestino e Tiago Pinto. O Setubal parece uma boa opção dada a proximidade, e ter um treinador jovem que parece ser bom (vamos ver...).
    Quanto ao João Gonçalves (lateral direito) dada a infelicidade da sua lesão (joelho 5 meses) é capaz de ser difícil a sua colocação, mas penso que seria bom continuar no Olhanense agora na I liga onde fez uma época regular.
    Depois existe o Diogo Rosado que é um caso especial (dado o talento e inconstância), talvez se enquadrasse também no Fátima, não me parece que Bento vá apostar já nele.
    Depois quanto a Vitor Golas, Pedro Mendes, Diogo Amado, André Martins, penso que deverão começar por uma equipa da II divisão (li algures que o Sporting tinha um acordo com o Real Massamá para ser satélite).

    Pronto, por agora é tudo, peço desculpa pelo "testamento", que teve de ser em duas postas (de pescada).

    Saudações Leoninas
    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  3. Excelente análise Atento_SCP.

    Estou de acordo praticamente com tudo e até referes alguns nomes interessantes dos quais eu já nem me lembrava como Rui Fonte, Saleiro e Hugo Viana, principalmente este poderá ser um bom reforço para juntar ao tal 10 que nos falta, pois se calhar tens razão em relação à posição de trinco.

    Não conheço o Carlão mas o facto de ter sido recomendado pelo Manuel Fernandes é para mim uma garantia pelo que se calhar poderá ser uma boa opção para a eventualidade de Derlei sair.

    Continuo a considerar o defesa direito como o ponto fraco da nossa defesa. Infelizmente João Gonçalves lesionou-se gravemente pois talvez pudesse ter uma oportunidade. No entanto acredito que vamos continuar com o Abel e o Pedro Silva, mas espero que o primeiro venha a ser aproveitado num futuro próximo noutras funções, pois acredito que está ali um potencial bom treinador, enquanto o brasileiro deverá sair terminado o seu contrato em 2010 pois infelizmente não é jogador com mercado.

    ResponderEliminar
  4. O defesa direito e o esquerdo, alguém do trinco. Estes são quanto a mim os reforços fundamentais.

    Depois há a questão do 10, que sendo necessário, não o é tanto quanto os outros lugares.

    E sem saber quais serão as saídas, porque se for Moutinho a questão torna-se séria, também não é muito confortável analisar o tema.

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me de referir o único ponto onde discordo da análise do Atento_SCP, ou seja os nomes de Nedved e Juninho, mesmo que este assente quase na perfeição no perfil de jogador que necessitamos e seja um enorme valor acrescentado nas bolas paradas.

    Estes craques não me agradam muito porque penso que não é boa ideia apostar em jogadores em fim de carreira, ou mesmo em jogadores com menos de 30 anos mas que venham de experiências falhadas nos grandes clubes europeus, porque esses rapazes são caros porque não abdicam dos seus grandes ordenados, e já não tem grande motivação ou ambição acomodando-se facilmente à condição de pré-reformados.

    É verdade que o Sporting já teve boas experiências com jogadores como Luisinho, André Cruz ou Schmeichel, mas estes para além de serem grandes senhores, actuavam em posições que lhes permitiam algum resguardo, o que não será bem o caso do médio de ataque que julgo que o Sporting necessita.

    Aliás se olharmos à nossa volta verificamos que o Benfica já está farto de se espalhar ao cumprido com este tipo de contratações, que excepção feita ao Pizzi nunca acontecem no FC Porto, onde se aposta quase sempre em jogadores sul-americanos dispostos a entrar na Europa pela porta do campeonato português mas com ambições de irem mais longe.

    É claro que este tipo de contratações envolve riscos acrescidos, relacionados com questões complicadas como a adaptação a uma nova realidade e a personalidade dos atletas em causa, e principalmente colocam à prova a capacidade dos olheiros que estão no terreno à procura do homem certo, e de quem vai ter de negociar sem grandes recursos financeiros. Enfim não é todos os dias que se encontram Liedsons.

    Em relação à opinião do Felizberto Desgraçado, eu diria que o lado esquerdo da defesa não deve ser uma prioridade. Grimi foi uma aposta cara, e é um jovem que me parece ter qualidade, embora precise de uns conselhos para ver se atina, e para além disso há o André Marques que também acredito que tem potencial. Portanto há que dar mais algum tempo as estes dois jovens antes de se pensar em tapá-los.

    ResponderEliminar
  6. Bom, já temos mais novidades confirmadas no que toca à composição do plantel: Derlei está fora, Saleiro está dentro e ao que parece também André Marques está quase confirmado.

    Sendo assim, precisamos mesmo de um reforço para o ataque, que tal como eu tinha dito anteriormente não deverá ser alguém muito caro, dado o investimento já feito em Postiga e a esperança em Yannick, por isso, continuo a achar que tanto Carlão (que como o To-mané referiu tem o pró da recomendação de Manuel Fernandes), como o William do Paços (mais velho, mas com algumas provas na liga portuguesa de ter aquele dom do golo) seriam boas opções e espera-se que não muito caras.

    Também temos o bónus de aproximadamente 2 M€ do Ronaldo, o que dá sempre jeito. :)

    Quanto à questão Nedved e Juninho, de facto até concordo com o que dizes, estes consagrados tendem a relaxar e não serem bons investimentos. No entanto as nossas experiências nem têm sido más, e acho que nos daria alguma boa imagem na europa, para que não sejamos conhecidos apenas como uns miúdos em montra para vender. Mas claro que teria de ser algo muito bem analisado.
    O receio que tenho é de contratarmos mais um brasileiro que nunca se adaptará... É que nestes casos temos muito piores experiências... mas vamos então confiar nos nossos olheiros (que penso ser um departamento que estará hoje muito melhor estruturado no nosso clube) e esperar por boas notícias.

    Saudações Leoninas,
    Atento_SCP

    ResponderEliminar

Enviar um comentário