O Presidente

No próximo acto eleitoral do Sporting vão-se eleger os órgão sociais do Clube e os conselheiros leoninos, mas na realidade estas são umas eleições de cariz marcadamente presidencialista, onde a figura do candidato à Presidência do Conselho Directivo é fundamental e decisiva.

Já defendo há algum tempo que o Presidente do Sporting deve ter um determinado perfil que passa muito pela capacidade de aglutinar e unir os sócios em torno do Clube, dentro de uma postura que consiga o equilíbrio entre a paixão fundamental e o racionalismo não menos necessário, e sempre na defesa de uma cultura leonina que deve ser respeitada e preservada.

Actualmente também acho que é fundamental termos um Presidente a tempo inteiro, porque só assim será possível realizar todas as tarefas que são fundamentais nesta altura para recuperar o Clube, e que passam essencialmente por uma reaproximação aos sócios e pela introdução de melhorias nas várias áreas de gestão do Grupo Sporting.

Em suma penso que precisamos de um homem carismático, apaixonado, destemido, disponível, inteligente e capaz de se rodear de gente competente, características que faltaram na sua grande maioria aos últimos presidentes do Sporting Clube de Portugal, daí o insucesso de um projecto que tinha quase tudo para dar certo.

Neste momento há dois candidatos assumidos e mais uns quantos na expectativa de o serem. Souto e Cruz são duas figuras praticamente desconhecidas que partem do zero nesse aspecto, em contraste com os muito mediáticos Dias Ferreira e Rogério Alves, ou mesmo um Barbosa que tem um currículo apreciável, enquanto Cristóvão aparece como um candidato fora do comum, e talvez por isso gere alguma desconfiança à partida, principalmente junto dos sócios mais conservadores, por oposição aos contestatários que o receberam com entusiasmo, portanto é aquele que vai ter de correr mais para ganhar votos na zona moderada, sem perder o pé na sua área.

De qualquer forma ainda há tempo para todos se darem a conhecer melhor, embora me pareça que o prazo da entrega definitiva das listas, não se deveria estender até tão próximo da data das eleições, mas acredito que o facto do campeonato ter "acabado" ontem, vai acelerar os acontecimentos e permitir que todos se mostrem mais rapidamente.

Comentários