Eriksson e Bukovak

Era suposto que Paulo Pereira Cristóvão apresentasse ontem as suas linhas mestras para o futebol do Sporting, mas se o fez ninguém deu por isso, pois os nomes de Eriksson e Bukovak abafaram tudo o resto.

Penso que teria sido preferível guardar o nome do treinador sueco mais uns dias, para depois então apresentá-lo sem deixar margens para especulações, mesmo que eu esteja convencido de que há efectivamente um acordo com Eriksson, pois caso contrario a credibilidade da candidatura Ser Sporting ficaria mortalmente ferida, e eu não acredito que estejam a correr um risco desses.

Já tinha escrito aqui anteriormente que para um Presidente que diz que vai assumir a pasta do futebol mesmo sem ter nenhuma experiência na matéria, mais importante do que um bom treinador, seria um bom Director Desportivo, e aí o nome de Dusan Bukovak foi uma surpresa total, que contrasta com o peso do nome do treinador e acaba por ser de certa forma decepcionante.

Na minha opinião o lugar de Director Desportivo é uma posição chave, e optar por um empresário é um grande erro, principalmente quando nesta lista não há ninguém que esteja por dentro do mundo da bola, parece uma reedição do que aconteceu com Carlos Freitas que subiu ao topo do edifício do futebol leonino, porque não havia na SAD mais ninguém que estivesse minimamente por dentro do mercado internacional.

Enfim ontem não foi um dia muito produtivo para Paulo Pereira Cristóvão, vamos ver como é que corre esta ponta final da campanha.

Comentários

  1. to-mane,

    Depois de tanto tempo sem publicar as tuas opiniões fico aliviado. Já estava a ficar preocupado.

    "Era suposto que Paulo Pereira Cristóvão apresentasse ontem as suas linhas mestras para o futebol do Sporting, mas se o fez ninguém deu por isso"

    Cristóvão apresentou o que pretendia para o futebol do Sporting. Em traços gerais, explicou o Departamento de Reputação (que pretende tratar de tudo o que se relacione com os jogadores, como resolução de disputas ou apenas a ligação à internet para jogadores acabados de chegar), falou da criação de um código de conduta interno e externo, referiu que pretende acabar com aquela mentalidade dos jogadores da Academia que o Sporting é apenas um trampolim (referiu que se o jogador "se esticar" prefere acabar com a carreira dele em Alvalade porque exige respeito pelo Clube)...

    "Penso que teria sido preferível guardar o nome do treinador sueco mais uns dias, para depois então apresentá-lo sem deixar margens para especulações"

    Aqui concordo totalmente contigo. Não tenho razão alguma para desconfiar da promessa de Cristóvão, mas apresentar o nome sem o ter ao seu lado dá azo a estas manipulações da (des)comunicação social.

    Quanto ao Director Desportivo, é uma verdadeira incógnita.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo relato das ideias expostas por Cristóvão, mas a verdade é que não encontrei nada sobre esse assunto na imprensa pois o nome de Eriksson abafou o resto.

    O código de conduta é sem dúvida um aspecto fundamental que tem de começar a ser trabalhado muito cedo na Academia, já o defendo há muito tempo.

    Quanto à forma de solucionar os problemas que aparecem, e que por muito que se tentem evitar vão continuar a acontecer, é que já não me parece muito boa ideia dizer o que ele disse, pois isso não é mais do que abrir as portas ao aparecimento de novos velosos. O que me parece que tem de ser feito é explicar e convencer os jogadores e empresários, de que que o Sporting forma futebolistas para a sua equipa principal e não para os outros clubes, e que os contratos são para cumprir, pelo que a partir do momento que neles constam clausulas de rescisão não há mais conversas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário