A continuidade versus a rotura

Apesar de Soares Franco ter anunciado que não se recandidataria à Presidência do Sporting Clube de Portugal a vários meses de distância das eleições, a verdade é que nunca deixaram de haver movimentações para o convencer do contrário, pelo que o nome do deu sucessor tardou em aparecer, e foi motivo de algumas divergências dentro da chamada oligarquia que dirige os destinos do Sporting vários anos.

É curioso que o primeiro nome que apareceu foi precisamente o de José Eduardo Bettencourt, que no entanto se pôs logo de fora. A partir daí deram-se muitas voltas, mas acabou por ser ele a avançar um pouco à última da hora, quando já outros dois candidatos se tinham feito à estrada, e se calhar porque era o único suficientemente louco para o fazer e ao mesmo tempo gerar um certo consenso.

Sem muito tempo para apresentar um programa forte, esta foi acima de tudo uma aposta numa figura carismática que agrada à maioria dos sportinguistas, mas Bettencourt tem a obrigação de mostrar mais do que a sua boa imagem de sportinguista apaixonado, gestor competente e homem com uma grande sensibilidade para as coisas do futebol.

Todos sabemos que com Bettencourt podemos contar com um Presidente mais interventivo e próximo dos sócios e do futebol, e que a estabilidade nesta área vai manter-se, o que na minha opinião é o seu grande trunfo, pois parece-me que a gestão do futebol do Sporting nos últimos anos foi bastante positiva, mesmo que tenha falhado o seu objectivo principal, mas se calhar era difícil fazer mais, e continuo convencido que estamos no caminho certo.

O que me parece é que Bettencourt terá também de explicar qual a sua posição em relação ao plano de reestruturação financeira de Soares Franco, sem ter medo de enfrentar o incomodo passivo, sem isso ficará sempre sujeito a ser apontado como mais um que veio para o Sporting defender os interesses da banca, mas já se percebeu que ele não está muito virado para aí, resta saber se o conseguem obrigar a mostrar serviço.

No lado da oposição o parto do seu candidato também não foi fácil. Julgo que o Ser Sporting nasceu da junção de alguns grupos que há muito tempo contestam o rumo seguido no Clube na era do chamado "Projecto Roquete", e que assenta essencialmente num conjunto de ideias e boas intenções, que no entanto precisavam de um rosto forte.

A escolha de Paulo Pereira Cristóvão seguramente que não foi pacifica, e parece significar que ganhou a ala fundamentalista da oposição, pois trata-se de um nome pouco conhecido dos sportinguistas e sem nenhumas credenciais em matéria de gestão e de futebol, que parece ter emergido por ser aquele que estava disponível e que até já tinha alguma bagagem em termos de exposição pública.

Apesar de tudo isto a prestação de Cristóvão nesta campanha tem sido globalmente positiva, embora já se tenha deixado cair nas tentações da agressividade verbal, que em nada o ajudam pois apenas servem para afastar os moderados e dividir um Clube que precisa de todos os sportinguistas.

Resta agora saber quais são as ideias deste candidato em relação ao futebol, a área nobre da vida do Sporting, mas cheira-me que vão aparecer alguns nomes, o que mais uma vez em nada o irá beneficiar, pois nesse aspecto acredito que haja alguma diferença nos sportinguistas que ainda não se esqueceram da altura em que embarcaram na conversa das "unhas".

Concluindo parece-me que estão em confronto de um lado a imagem prestigiada de Bettencourt à frente de um Sporting dentro da linha dos últimos anos, do outro um conjunto de ideias preconizadas por um grupo de jovens radicais e idealistas, que defendem a rotura total com o passado recente, e para mim seria uma grande surpresa que os sportinguistas optassem pelos segundos, pois tal seria revelador de uma grande mudança na forma de viver o Clube, e de uma maturidade que não me parece existir ainda, até porque há alguns traumas que dificilmente serão esquecidos tão cedo.

Comentários

  1. »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»Resta agora saber quais são as ideias deste candidato em relação ao futebol, a área nobre da vida do Sporting, mas cheira-me que vão aparecer alguns nomes, o que mais uma vez em nada o irá beneficiar, pois nesse aspecto acredito que haja alguma diferença nos sportinguistas que ainda não se esqueceram da altura em que embarcaram na conversa das "unhas".»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»



    O José Eduardo Bettencourt também não perdeu tempo em anunciar a "unha" Paulo Bento e não me parece que a sua candidatura tenha sido muito prejudicada com isso, portanto não creio que seja por aí que o Paulo Cristóvão vai perder votos.

    ResponderEliminar
  2. Eddie estás a misturar alhos com bugalhos.

    Eu já tinha dito aqui que na minha opinião Paulo Bento é uma peça importante no momento actual do Sporting, daí que me pareça que todos os candidatos se devem pronunciar acerca da sua continuidade. Pedro Souto fê-lo e Bettencourt obviamente adoptou-o como bandeira, não se esperava outra coisa.

    Cristóvão começou por fugir a essa questão em primeiro lugar com medo de perder votos junto dos muitos sportinguistas que defendem a continuidade do nosso treinador e depois porque se assumisse que não contava com ele teria de apresentar uma alternativa melhor, que obviamente não tem pois qual é o treinador que vai assumir um compromisso com um candidato a Presidente que poucas hipóteses têm de chegar lá. Só se for algum desempregado ou um jovem a necessitar de promoção. Consta aliás que Jorge Jesus foi contactado e que remeteu eventuais conversações para depois das eleições.

    ResponderEliminar
  3. »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»Cristóvão começou por fugir a essa questão em primeiro lugar com medo de perder votos junto dos muitos sportinguistas que defendem a continuidade do nosso treinador e depois porque se assumisse que não contava com ele teria de apresentar uma alternativa melhor, que obviamente não tem»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


    Não te esqueças que isso é apenas a tua interpretação, to-mane. A minha, por exemplo, é a de que PPC está apenas a ser coerente na questão dos funcionários do clube (jogadores, treinadores, recursos humanos, etc) e, da mesma maneira que não quis falar sobre jogadores antes do fim do campeonato, não quis falar sobre o treinador antes do fim do campeonato.

    O campeonato terminou hoje, aguardemos pelos esclarecimentos nos próximos dias.

    ResponderEliminar
  4. É evidente que é apenas a minha interpretação, mas olha que eu tenho acertado em quase todas as minhas interpretações ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário