As eleições sem Soares Franco

Como não poderia deixar de ser o empate do Sporting em Coimbra provocou algumas movimentações no que diz respeito às eleições do Clube, a começar pela confirmação da marcação das mesmas para o dia 5 de Junho próximo, e com Soares Franco a colocar um ponto final nos rumores que apontavam para a sua recandidatura, abrindo definitivamente espaço para a luta eleitoral.

Sendo assim julgo que se Pedro Souto quer efectivamente ser Presidente do Sporting, deve avançar rapidamente para ganhar espaço, principalmente em relação a Rogério Alves que a candidatar-se pisará os mesmos terrenos do que ele, podendo-se considerar como um candidato forte e capaz dar um ar de renovação dentro da continuidade. Julgo mesmo que estes são os dois candidatos mais fortes nesta altura.

Uma jogada de mestre que eu nem estranharia, seria se Souto conseguisse convencer Alves a candidatar-se nas suas listas à Presidência da Assembleia Geral, que desempenhou muito bem.

Em relação ao candidato da continuidade, parece-me que há algumas hesitações e divisões, tal como na oposição, até porque o nome de Menezes Rodrigues não é muito forte, de tal forma que até admito que nem haja uma candidatura oriunda do actual Conselho Directivo.

Quanto à oposição continua a marcar passo, e agora com Soares Franco definitivamente fora da corrida, até pode aparecer mais gente interessada em avançar, mas pelo que tenho visto e lido, não me parece que saia dali um projecto minimamente credível, pelo que o candidato da tal minoria não vai passar disso mesmo.

Para já saúdo a decisão de Soares Franco que me parece positiva para o Clube, resta agora aguardar pelas candidaturas e respectivos projectos.

Comentários

  1. Caro to-mane,

    "[...] mas pelo que tenho visto e lido, não me parece que saia dali um projecto minimamente credível, pelo que o candidato da tal minoria não vai passar disso mesmo."

    Estás a ser extremamente injusto. Da dita "minoria de bloqueio" vai sair o Cristóvão e já estão confirmados na lista Isabel Trigo Mira (como provedora do Sócio), Pedro Ferreira (para relações públicas) e João Mineiro (na área financeira).

    Aliás, estes dois últimos são membros exemplares do Fórum. Ainda pouco falei com eles mas o João Mineiro parece mesmo saber da poda e o Pedro Ferreira teve sempre intervenções de elevado nível nas AG's.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não me parece que esteja a ser injusto com a oposição, que na minha opinião já deveria ter começado a mostrar serviço há muito tempo, pois independentemente de Soares Franco avançar ou não, a tal minoria de bloqueio teria sempre a obrigação de mostrar uma alternativa. Ora se isso não aconteceu parece-me que foi precisamente devido à falta de entendimento entre as várias sensibilidades em jogo, e provavelmente devido à ausência de soluções sustentáveis, porque isto de pegar numa embarcação com a dimensão do Sporting Clube de Portugal, não pode ser só com boa vontade e palavras inflamadas. Mais do que culpados o que os sportinguistas querem são soluções.

    Pelo que tenho lido e visto esta candidatura do Paulo Cristóvão parece-me uma espécie de "foi o que se pode arranjar" que apenas irá fazer figura de corpo presente nas eleições, no entanto fico à espera do programa dele, que terá de estar sustentado em algo mais do que num cenário que a concretizar-se, não se sabe quando nem em que condições acontecerá.

    Quanto ao facto dessa lista integrar membros do Fórum SCP/Porta 10-A isso não é surpresa, pois há muito que esse espaço se transformou numa espécie de "órgão não oficial da oposição", nem tão pouco a credibiliza. De resto não tenho uma ideia formada sobre o Solvedi pois trata-se de um membro recente e ultimamente já leio muito pouco do que ali se escreve, já em relação ao Mauras não deixaria de ser interessante vê-lo na Direcção do Sporting, ainda por cima numa área de grande exposição, pois tendo sido ele um dos críticos mais ferozes das últimas gestões do Clube, seguramente que teria agora a oportunidade de provar do seu próprio veneno, pois há sempre gente pronta para o "bota abaixo"

    ResponderEliminar
  3. to-mane,

    Pedro Souto já disse que concorda com o projecto de financiamento de FSF (ou de Nobre Guedes para ser mais preciso) e só avançou porque FSF, MRT e JEB não se candidataram, o que implicitamente demonstra concordância com a filosofia que tem vindo a ser seguida. Também já disse que conta com Paulo Bento como treinador.

    Haverá candidato mais "continuador" do que este?

    ResponderEliminar
  4. Eddie,

    Pedro Souto ainda não disse quase nada, aliás não deu nenhuma entrevista, apenas saíram umas notas soltas onde ele tentou não afrontar ninguém, assumindo uma postura conciliadora numa atitude que me parece inteligente, mas ao mesmo tempo que elogiou Soares Franco e Paulo Bento deixou abertas portas para rumos diferentes. Vamos aguardar pelo seu programa.

    Na minha opinião o facto de ele afirmar que não iria a votos contra esses pesos pesados, revela que ele efectivamente quer ser Presidente do Sporting e está preparado para isso, pois avançar contra um nome desses só se fosse para se promover, ou então no caso da oposição por sacrifício, pois é quase uma obrigação que alguém assuma os anseios da ala mais radical dos sócios leoninos, de tal forma que até um tal de Pedro Moraes foi acolhido com entusiasmo, apesar de ser evidente que apenas queria mostrar a sua bela casa com piscina e uma vista fabulosa.

    Paulo Cristóvão é o homem que se irá sujeitar ao papel de representante da minoria, mas mesmo sem Soares Franco aposto que vai ter um resultado pior do que teve o Abrantes Mendes, apesar de saber que pode dizer e prometer tudo o que quiser, pois não vai ser o próximo Presidente do Sporting, mesmo assim espero que o seu programa seja interessante em várias vertentes, duvido é que tenha sustentabilidade financeira.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro,

    Com ou sem sustentabilidade financeira, o programa da candidatura de Paulo Cristóvão está disponibilizado no site da campanha.

    Nele estão as linhas mestras do que é pretendido implementar, esperando-se agora a adesão dos sportinguistas aos locais onde esta candidatura estará presente para clarificar qualquer dúvida.

    Estão também identificadas as pessoas que liderarão os vários órgãos directivos.

    O que não há no momento é a mesma coisa das outras correntes de pensamento, e isso, depois do muito que foi dito, inclusivamente por ti, é bem revelador, e, no limite, deveria fazer-te pensar sobre uma série de coisas.

    No entanto também eu desejo mais esclarecimento por parte de quem ainda não o fez, de forma a poder comparar programas e a discuti-los para bem do Sporting, isto porque é complicado fazê-lo quando só o pessoal do "dizer mal" cumpriu o prometido.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Caro Felizberto

    Em texto editado posteriormente a este, já reconheci que a oposição marcou pontos nesta arrancada, ao contrário da candidatura de Souto que teve uma espécie de falsa partida, enquanto o carro da situação ainda está nas boxes à espera do seu condutor.

    Mas como a corrida vai ter muitas voltas e as cilindradas dos motores em competição não são exactamente iguais, vamos aguardar pelos aditivos que cada um vai conseguir acrescentar ao seu combustível e esperar que ninguém se despiste.

    Uma coisa é certa, do lado da situação já todos sabemos o que poderemos esperar por isso será uma candidatura na qual eu nunca votaria, mas que neste momento mesmo sem rosto está em vantagem que só poderá ser esbatida se os outros explicarem os seus projectos muito bem explicadinhos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário