Recomendação 88

A gestão do Clube deverá estar focada no Sócio
Esta recomendação de autoria de Frederico Abreu e João Pedro Silva não foi aprovada no Congresso Leonino, o que causou alguma incredibilidade em quem interpretou isto como um voto dos sócios contra eles próprios.

Eu não sei se esta recomendação foi discutida e explicada pelos seus proponentes, mas assim à primeira vista eu também não acho que a gestão do Clube deva estar focada no sócio, e sou sócio, mas como o meu único objectivo ao tornar-me sócio, foi o de dar ao Clube a minha modesta contribuição e ter o orgulho de o ser, sem pedir nada em troca, provavelmente já nessa altura estava a agir contra os meus interesses.

Os sócios são uma parte importante do Clube porque sem eles ele não existiria, e deles espera-se esforço, dedicação e devoção, sendo que como é evidente cada um dá aquilo que pode e sabe, mas se o Sporting tem hoje a dimensão que tem, isso deve-se essencialmente a um grupo de grandes homens que serviram o Clube ao longo destes anos, dando-lhe muito das suas vidas, e quanto mais gente estiver disposta a servir o Clube, mais longe ele chegará, mas se pelo contrário se quiserem apenas servir dele, o futuro não será brilhante.

Quando numa campanha de angariação de sócios, eu vejo muita malta mais preocupada com os descontos e as vantagens do pack S3G, do que propriamente com a possibilidade de se tornarem sócios do seu Clube, e assim terem o direito de participarem nas grandes decisões da vida do mesmo, e de darem uma pequena ajuda, que somada a muitas outras iguais se poderá tornar grande, então fico sem perceber nada disto.

Mas se esta recomendação visava tal como outras que foram aprovadas, distinguir positivamente o sócio do simples adepto, que não está disposto a dar 12 euros por mês ao seu Clube, o que por muito que se fale de crise, a verdade é que nem chega a 50 cêntimos por dia, ou seja não dá para um misero café, então se era isso, ou se a ideia é que os sócios devem ser mais respeitados e ouvidos, o que pode ser conseguido também com a criação da figura do Provedor do Sócio que foi aprovada, entre outras recomendações que vão no mesmo sentido, então aí eu não percebo o chumbo.

Mas é como eu digo não sei se houve discussão e explicações desta recomendação, o que sei é que os sócios são apenas uma parte importante do Clube mas não podem estar acima dele, e na minha opinião a gestão do Clube tem de estar focada no Clube e nos seus superiores interesses, que são a actividade desportiva e a sua sustentabilidade.

Comentários