Pedro Pinto Souto

Depois do Inspector Cristóvão, Pedro Pinto Souto é o último nome lançado na imprensa como hipotético candidato às próximas eleições do Sporting Clube de Portugal, um nome completamente desconhecido do grande público, mas que aparentemente entrou em cena de uma forma muito cuidada.

Em primeiro lugar diz-se que está ausente no Brasil, logo a coberto das investidas dos jornalistas ávidos de novidades, enquanto aguarda as reacções. Depois o primeiro nome que apareceu associado a este eventual candidato, foi o de Luís Duque, o que de imediato despertou a atenção das pessoas, e mesmo que este antigo dirigente leonino não venha a fazer parte de uma futura equipa de Souto, o seu nome funcionou como um isco perfeito, pois trata-se de alguém que não deixa indiferente nenhum sportinguista, e serviu para que pelo menos esta presumível candidatura fosse levada a sério, ao contrário do que aconteceu por exemplo com a de Paulo Cristóvão.

Seguiram-se as noticias de que este novo candidato só avançaria se Filipe Soares Franco, José Eduardo Bettencourt e Miguel Ribeiro Teles, não o fizessem, o que só demonstra que o homem é suficientemente inteligente para perceber que ninguém terá hipóteses de derrotar um destes três pesos pesados, e quem avançar contra eles será apenas carne para canhão.

Entretanto Abrantes Mendes que já começara a defender uma solução de consenso, veio dizer que já tinha falado com Souto e tinha gostado do que ouvira, abrindo assim o apetite à oposição, ao mesmo tempo que anunciava uma espécie de saída de cena, afirmando que não queria lugar nenhum para si. Mais pontos a favor do provável candidato, mas convém que não haja colagens, e a ausência de Pedro Souto do jantar que na próxima segunda-feira irá juntar várias figuras da oposição, é mais uma inteligente demonstração dessa vontade de manter algum distanciamento.

Para descansar os mais conservadores, surgem indicações de que Souto não quer criar qualquer tipo de ruptura com os pressupostos económico-financeiros que têm norteado o mandato de Filipe Soares Franco, que até considera ter sido positivo. Um sagaz piscar de olho à maioria dos sportinguistas que está claramente com o actual Presidente, que terá apenas o pequeno custo de afastar uma minoria insignificante de pessoas que só conseguem ver a preto e branco, e para as quais tudo o que se aproximar do Soares Franco é preto escuro.

Apesar desta aparente sintonia de ideias com a situação, anuncia-se um corte com o passado recente, que deve passar por renovar completamente, ou quase, a equipa directiva, e fala-se num maior investimento no futebol e numa aproximação aos sócios e adeptos, ou seja vai-se de encontro a muitas das expectativas da oposição e volta-se a marcar pontos.

Até aqui parece ser uma estratégia perfeita, e o ultimo rumor que me chegou é uma espécie de cereja em cima do bolo, pois parece que Souto defende a continuidade de Paulo Bento no comando técnico da equipa principal de futebol, uma atitude sábia e acima de tudo muito corajosa, pois seria mais fácil ir de encontro às expectativas dos muitos que pedem a cabeça do treinador, ou simplesmente esperar pelo desfecho do campeonato para então tomar uma posição sobre esta importante matéria.

É claro que por enquanto tudo isto não passam de pontas do véu levantadas na imprensa, e o homem ainda nem se sujeitou aos grandes testes da exposição pública, pelo que convém esperar pelos desenvolvimentos que se vão seguir, e principalmente pela próxima Assembleia Geral que poderá reavivar as expectativas daqueles que ainda tem esperanças de que Soares Franco volte a ser candidato.

Os próximos dias vão seguramente trazer muitas novidades e confesso que as minhas expectativas são grandes, vamos lá a ver no que é que isto vai dar, mas por enquanto a coisa até está com bom aspecto, há pelo menos uma esperança no horizonte verde.

Comentários

  1. Amigo to-mane,

    "que terá apenas o pequeno custo de afastar uma minoria insignificante de pessoas que só conseguem ver a preto e branco"

    Porventura essa "minoria insignificante" é a "minoria de bloqueio", da qual orgulhosamente faço parte? É que se é essa à qual te estás a referir não consigo compreender como uma "minoria" de 34%, no mínimo, representativa de 34.000 sócios num universo de quase 100.000 sócios, possa ser insignificante.

    Uma minoria cada vez mais minoria são os sócios pagantes, neste momento já somos apenas 27%. Essa sim é uma minoria que deveria preocupar os actuais órgãos da Direcção, ao contrário da dita "minoria de bloqueio".

    Também ao contrário de ti, não tenho sequer nenhumas expectativas porque já sei o que a casa gasta. Até hoje, apenas o inspector Cristóvão anunciou a sua candidatura. Nenhum mais o fez, nem da oposição nem do seguidismo. E isso sim preocupa-me porque cada vez mais se abre a porta para que Soares Franco dê, mais uma vez, o dito por não dito e se recandidate.

    E se Filipe Soares Franco se recandidatar não tenho dúvidas que, se não aparecer nenhuma candidatura única e fortíssima na oposição, irá novamente ser eleito. E aí não vou ver "preto escuro"; aí vou ver o fim do Sporting como os fundadores sonharam, o fim do Sporting dos sócios. O futuro avizinha-se negro, muito negro.

    Mesmo com muitas desavenças no que concerne aos destinos do Clube, sinto falta da tua participação mais activa no Fórum.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro MRG julgo que interpretaste mal aquilo que eu quis dizer quando me referia a "uma minoria insignificante".

    Repara que por exemplo Abrantes Mendes e Paulo Cristóvão, que são dois dos rostos da oposição, já demonstraram alguma simpatia por Pedro Souto, e como eles haverá certamente muitos mais, de fora ficará a tal minoria insignificante, composta por aqueles para quem bastaram alguns rumores de que este hipotético candidato se revia em algumas das politicas de Soares Franco, e que não estaria disposto a concorrer contra ele, para o rotularem como mais um dos maus, mesmo sem terem ouvido as suas propostas.

    Espero que não faças parte desse grupo que só vê a preto e branco, pois a vida não é assim, há muitas cores e outras misturas.

    A esperança que eu tenho é que este Souto esteja de uma forma inteligente a tentar pegar naquilo que de bom Soares Franco fez, sim ele fez coisas bem feitas, e ao mesmo tempo introduzir mudanças que me parecem fundamentais, sem que para isso seja preciso vir para a praça pública com um discurso de bota abaixo, que só agrada à tal minoria, preferindo antes apresentar as suas propostas de uma forma construtiva.

    Se for isso está no caminho certo, porque quem vier armado em Tarzan contra esta Direcção, não vai lá, mesmo que a situação avance com um Menezes Rodrigues ou outro candidato menor, porque se for um peso pesado, aí então é que não há hipóteses nenhumas, mesmo com uma "candidatura única e fortíssima na oposição".

    Por isso acredito que Souto está a mexer-se muito bem. Primeiro há que garantir que não vai ter a oposição dos homens mais fortes da chamada oligarquia, e só depois é que será tempo de ouvir e aproximar-se da oposição, tentando unir tudo, mesmo que já se saiba que pessoal do contra vai estar sempre lá na última fila a falar mal de tudo.

    Agradeço as tuas palavras em relação à minha participação no Fórum, e sei que não és o único a pensar assim, mas infelizmente neste momento aquele não é um espaço onde eu me sinta bem, e para além disso o tipo de coisas que eu escrevo aqui, seguramente que não teriam muita aceitação por lá.

    O Forum SCP/Porta 10-A hoje desempenha o mesmo papel no universo sportinguista, do que o jornal A Bola desempenha no universo do futebol português, e eu fiz mais ou menos como o Rui Santos, pus-me a andar antes que me pusessem na rua, só não consegui foi vender a minha parte, nem arranjar um programa na TV, mas fiz um Blog ;)


    De qualquer forma aqueles que tem pachorra para ler os meus missais já sabem onde os encontrar, e confesso que até estou surpreendido com a quantidade de pessoas que já visitaram este blog, pelo que aproveito para agradecer aos oito que tiveram a amabilidade de se assumirem como seguidores deste modesto espaço.

    Obrigado mesmo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário