O recuo de Soares Franco

Os rumores de que Soares Franco ainda pode reconsiderar a hipótese de se recandidatar à Presidência do Sporting Clube de Portugal voltaram a ganhar força, depois de Dias Ferreira e Eduardo Barroso terem ontem manifestado alguma esperança na confirmação desse desfecho, e talvez por isso mesmo o anuncio da candidatura de Pedro Souto continua em banho-maria, enquanto a oposição parece ter chegado a um impasse, e não avança nem com um projecto alternativo, nem sequer com um candidato, o que na minha opinião já deveria ter acontecido há muito tempo.

Depois do Congresso Leonino e da Assembleia Geral, agora o novo momento chave por que todos parecem esperar, é a reunião do Conselho Directivo que em principio se realizará na próxima quinta-feira, onde ao que tudo indica será feita a derradeira tentativa para convencer Soares Franco a ir a votos.

Não sei se o Presidente do Sporting pondera efectivamente recuar nas suas intenções de abandonar a Presidência do Clube, mas na minha opinião ele não o deve fazer, e digo isto essencialmente por duas razões: a primeira e fundamental, prende-se com o facto dele próprio já ter reconhecido que nos próximos anos o Presidente do Sporting terá de dedicar-lhe muito tempo, coisa que ele parece não ter nem vontade, nem disponibilidade, para fazer, e em segundo lugar porque nesta altura a sua continuidade significará a continuação e se calhar o extremar de uma guerra que em nada beneficiará o Sporting, fechando a porta à via do consenso.

Provavelmente só depois de quinta-feira teremos novidades pois parece que continuam todos à espera de Soares Franco e o mais certo é que dessa reunião do Conselho Directivo saia o nome do primeiro candidato às eleições que se aproximam.

Comentários

  1. Boa tarde,

    De facto começam a aparecer muitos sinais de que Soares Franco se vai recandidatar. Pensei que após o chumbo da assembleia geral ele tivesse desistido dessa posição, pois acho que ele anunciou a não recandidatura com o único intuito de criar condições para que o seu projecto fosse aprovado e depois com os apoios que sempre teve acabasse por recuar com um herói. Continuo a pensar que as intenções eram essas, mas não esperava que mesmo sem a aprovação ele avançasse. Se avançar mesmo fico com muitas dúvidas quanto ao que o motiva a avançar, uma vez que já confessou que está farto e cansado de todos os problemas que tem enfrentado e não tem disponibilidade profissional para continuar. Receio que seja algum motivo obscuro.

    Também acho que a oposição já devia ter avançado algum candidato, mas estou convencido que eles não avançam porque sabem que não têm ninguém capaz de vencer, e estão na expectativa da candidatura de Pedro Pinto Souto, que a avançar poderia ser apoiado pela oposição. O problema é que ele sabe que só com a oposição a apoiar não ganha e espera pela decisão de Soares Franco.

    Eu acho que neste momento, Pedro Pinto Souto não devia esperar mais, uma vez que assim está a dar todo o espaço que Soares Franco precisa para avançar e ter sempre o argumento de que não havia mais candidatos credíveis. Se ele avançasse já reduzia significativamente a margem de manobra de Soares Franco, e seria muito mais provável vir a ser o próximo presidente do Sporting.

    Eu até acho que Soares Franco não foi mau presidente, mas também não foi muito bom. No entanto todo este avança e recua, e dar o dito pelo não dito, com chantagens que está a fazer para com os sócios, leva-me a desejar com toda a força que ele abandone de uma vez o clube e dê espaço às novas idéias de Pedro Pinto Souto (as quais não conheço profundamente, mas tenho gostado do que tenho lido).

    Saudações Leoninas,
    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  2. Estou de acordo com a leitura do Atento_SCP, excepto no que diz respeito à possibilidade da oposição apoiar o Souto, o que me parece de todo improvável, apesar dele poder vir a conquistar alguns votos nessa área.

    Quanto a Soares Franco eu estava convencido de que ele não queria mesmo continuar, mas agora admito que possa ter sido uma jogada.

    ResponderEliminar
  3. Caros,

    Uma candidatura alternativa tem que, imperativamente, ser anunciada antes do anúncio da recandidatura de FSF.

    Primeiro porque, como o Atento_SCP afirmou, "reduzia significativamente a margem de manobra de Soares Franco". Em segundo, porque se aparecer depois na recandidatura de FSF, será prontamente apelidada de contra-FSF e não pró-Sporting. E nessa questão tenho que dar a mão à palmatória porque é o que parecerá.

    Digo já também que, qualquer que seja o próximo presidente, e mesmo que tenha 99% dos votos em eleições, irei continuar a votar em consciência e nunca irei mudar o meu sentido de voto apenas porque não está de acordo com a maioria.

    Um exemplo é se a continuidade ganhar e apresentar o mesmo projecto financeiro, com todos os elevados riscos inerentes, irei continuar a votar Não.

    ResponderEliminar
  4. Não me parece que essa questão seja importante, qualquer candidatura que parta da oposição será sempre contra Soares Franco e esta linha de dirigentes que comanda o Sporting há vários anos.

    O que me parece é que a oposição já deveria ter avançado para marcar terreno e mostrar serviço, porque o caminho a percorrer será sempre muito mais sinuoso do que aquele que será feito pelo candidato da situação, seja ele qual for.

    Quanto ás tuas convicções elas são legitimas, mas também me parece que num cenário em que Soares Franco vá a votos e ganhe de uma forma esmagadora terá toda a legitimidade em pôr em prática o seu projecto. No entanto essa é uma questão para mais tarde.

    ResponderEliminar
  5. Hoje continuam a sair notícias nos jornais de que Soares Franco está cada vez mais perto de voltar atrás na decisão. Para isso apontam como decisivos dois factores: 1 - a "vaga de fundo" criada pelos seus apoiantes e pela banca (!!!); 2 - a falta de alternativas dado não existir ainda nenhuma candidatura assumida. É aqui que tem de entrar Pedro Souto rapidamente. Ele afirma ao Record, que tem tudo preparado, equipa e projecto, só está à espera que o panorama fica definido (dá a entender que espera pela decisão de SF). No entanto afirma que com ele o clube não fica órfão, ou seja, parece querer afastar o cenário de que se Soares Franco não avançar fica um vazio. Aquilo que eu depreendo, é que o que ele quer é que Soares Franco não se candidate, mas acho que neste momento, se ele tem mesmo tudo preparado, e dado que já deu tempo de sobra a SF, deveria formalizar de uma vez por todas a sua candidatura. Desta forma reduziria o espaço de SF e retirava-lhe um dos argumentos para a recandidatura - o vazio.

    Quanto à hipótese de Pedro Souto ser apoiado pela oposição, eu continuo a pensar que tal é possível, dado que eles não têm mais nenhum candidato forte, e se existir uma solução de continuidade, mais Pedro Souto, eles não vão criar uma terceira candidatura. Penso mesmo que só não existe já um apoio a Pedro Souto porque este ainda está a tentar criar um consenso, e não se quer colar à oposição sob pena de perder eventuais apoios do lado oposto.

    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  6. Se calhar essa leitura está correcta, mas na verdade já houve algumas reacções de desagrado da parte da oposição em relação ao discurso de Souto, de qualquer forma aparentemente eles não se entendem pelo que na falta de um candidato esse apoio poder-se-à concretizar.

    De resto se calhar o Soares Franco não quer mesmo continuar, mas a pressão dos bancos pode ser um factor que o obrigue a avançar.

    Quanto ao Souto também acho que já devia ter avançado, marcava terreno nos dois lados, mas vamos aguardar os próximos dias

    ResponderEliminar

Enviar um comentário