Os desafios do Eclectismo

O estudo de opinião sobre as modalidades realizado pelo Sporting não nos trouxe grandes surpresas, mesmo assim há alguns dados que dão que pensar.

54% acham que o ecletismo deve ser preservado a todo custo, ou até alargado (58%), mas na realidade vão pouco aos jogos (cerca de 12% já foi esta época) e mesmo pela televisão o acompanhamento não é muito grande, a maioria limita-se a seguir as noticias na imprensa (77,5%).

Em relação ao Pavilhão talvez fosse expectável que mais gente apoiasse a sua construção, há 20,5% contra, e principalmente é de estranhar que apenas 65% defendam que a casa das modalidades seja perto do estádio, dos quais 38% pensam que não faz sentido construir noutro lugar.

Óbvia é a conclusão de que um Pavilhão junto ao Estádio com os horários dos jogos compatíveis com os do futebol, atrairia mais gente, já não me parece ser tão evidente que daí resulte um crescimento do numero de sócios, conforme pensam 80,8%.

Claramente exagerado parece-me o numero de pessoas dispostas a comprar um cativo no Pavilhão (36,2%), ou a sacrificar o futebol em favor das modalidades (32,8%).

Acho que se pode concluir que os sportinguistas no geral orgulham-se do ecletismo do Clube e gostavam de ter o tal Pavilhão, que na minha opinião deve ser uma prioridade para a próxima Direcção, embora reconheça que a sua localização é um grande problema, pois agora não será fácil enquadra-lo perto do Estádio, essa era uma questão que deveria ter sido acautelada no projecto do Complexo Alvalade XXI.

A solução provavelmente passará por se encontrar um lugar em Lisboa para instalar uma casa digna para as modalidades do Sporting, sem a qual estas ficarão cada vez mais fracas, resta saber onde.

Quanto ao resto penso que a história do Clube obriga-nos a dar uma atenção especial ao Atletismo, e dizer que as modalidades de alto rendimento devem auto sustentar-se é constatar o óbvio, mas também já se percebeu que com os orçamentos actuais é difícil ter equipas competitivas, no entanto não me parece boa ideia enterrar ainda mais o Clube, para tentar ganhar uns campeonatos de Andebol ou Futsal.

Concluindo: Pavilhão, sim; o mais perto possível do Estádio, sim; manter e incrementar o apoio ao Atletismo, sim; manter as modalidades amadoras, sim; cometer loucuras nas nas modalidades de alto rendimento, não. Aqui dependemos dos patrocínios e acima de tudo da criatividade dos responsáveis por estas secções, no sentido de arranjaram mais receitas.

Em relação ao apoio dos nossos sócios e adeptos, não acredito que atinja a dimensão reflectida neste inquérito, acho que não vale a pena estarem a contar com muitas mais receitas vindas desse lado.

Comentários