O supremo objectivo da AAS

O Sporting não conseguiu ganhar no Dragão, o que teria sido um passo muito importante para a aglutinação da equipa, mas também não perdeu, o que teria constituído o ponto final na luta pelo grande objectivo da temporada.

O empate como muito bem disse Paulo Bento, deixa a equipa com uma margem de erro nula, ou quase, pois é evidente que para ser Campeão o Sporting terá de ganhar os jogos que se seguem, para então ir fazendo contas à medida que o campeonato for avançando, e só depois se saberá se serão necessárias dez, nove ou até menos vitórias, para se chegar ao título, mas por enquanto ganhar é obrigatório.

Foi isso que Paulo Bento disse, apelando à união de todos e pedindo o apoio dos adeptos, até porque já sabe o que é que a casa gasta (no Dragão viram-se tarjas alusivas ao jogo do Bayern, e ouviram-se assobios à equipa, que não estavam, nem vieram das claques portistas).

Eis então que a Associação de Adeptos Sportinguistas (AAS) resolveu emitir um comunicado mostrando o seu desagrado pelas declarações de Paulo Bento, nomeadamente as alusões que fez a adeptos de outro clube de Lisboa, não se coibindo de implicitamente ameaçar o nosso treinador, e de uma forma ultrajante e indigna, colocar em causa o seu profissionalismo, apontando o "seu" benfiquismo como estando na base dessas declarações.

O que eu gostava de saber era qual o objectivo desta AAS. Será apoiar o Sporting a atingir o desejado titulo, ou simplesmente declarar guerra ao nosso treinador, que seguramente já fez mais pelo "nosso" Clube do que todos estes "sportinguistas" cujo supremo objectivo parece ser pôr o técnico a andar, nem que para isso tenham de abrir novas frentes de combate à retaguarda, donde deveria vir o apoio para derrotar os inimigos nas duras batalhas que se seguem.

Realmente o Paulo Bento tem toda a razão, com adeptos destes é difícil, e nisso os lampiões ganham-nos e por muitos, doi mas é verdade.

Comentários

  1. Bom, aqui está um post com o qual discordo completamente.

    Ultrajante e indigno foi comparar os Sportinguistas aos lampiões, colocando em causa o meu, e o nosso, Sportinguismo.

    "Realmente o Paulo Bento tem toda a razão, com adeptos destes é difícil, e nisso os lampiões ganham-nos e por muitos, doi mas é verdade."
    Pois, se calhar foram os Sportinguistas que andaram a queimar cartões num célebre jogo ou então que levaram a apoiar piamente e sempre com fé a equipa no longo jejum. Ou então que após uma verdadeira humilhação europeia acompanharam a equipa e apoiaram-na durante os 90 minutos (os assobios foram durante o aquecimento e serviram para mostrar o descontentamento). A tua sorte é que te perdoo esse devaneio :P

    Btw: tens andado desaparecido do Fórum :(

    ResponderEliminar
  2. Meu caro MRG aqui só para nós dois que ninguém nos está a ler, comparar o Sporting com o Benfica e tudo o que esteja relacionado com estes dois clubes, não só não é ultrajante e indigno, como é uma inevitabilidade.

    Sporting e Benfica nasceram, cresceram e sempre viveram lado a lado e nunca seriam o que são hoje um sem o outro, a vida destes dois clubes está íntima e eternamente ligada.

    É evidente que há diferenças de cultura, resultantes das origens e do percurso destes clubes, que no entanto se tem vindo a esbater com o crescimento de ambos, e com o passar do tempo.

    Hoje a diferenciação entre as classes sociais é menos visível. A cultura sportinguista e a mística benfiquista, são pouco mais do que saudosas recordações para os mais velhos, e histórias contadas aos mais novos.

    Os comportamentos dos adeptos de hoje são muitas vezes lamentáveis, por isso quando vamos à bola somos tratados como animais, transportados em manadas e fechados em jaulas sob vigilância de guardas, impera a irracionalidade.

    Voltando às declarações do Paulo Bento, não tenho dúvidas de que o que ele disse reflecte a realidade. Por acaso eu vi os últimos 10 minutos do Benfica-Leixões, e dei comigo a pensar que se aquilo fosse em Alvalade, mais de metade do Estádio já estaria a assobiar, aliás agora já se assobia mesmo antes dos jogos começarem.

    Esta equipa que ainda por cima é muito jovem, e este treinador que tem sido sempre o primeiro da frente a dar o corpo às balas que vem de todo o lado, precisavam agora mais do que nunca do apoio dos adeptos, mas já se viu que em vez disso vão passar maus bocados logo que a coisa começar a dar para o torto, porque estes grupos organizados, em vez de armarem os seus seguidores com bandeiras e cachecóis, oferecem-lhes apitos e lenços brancos e até se dão ao luxo de fazerem ameaças veladas ao treinador que são autênticas pedras escondidas atrás das costas prontas a serem arremessadas do lado que deveria ser a retaguarda segura desta equipa.

    O Fórum é outro exemplo do sportinguismo de hoje, por isso é um espaço onde cada vez me sinto menos à vontade.

    Actualmente só dou uma vista de olhos por um ou outro tópico, e mesmo assim deparo-me frequentemente com o carimbo "Avisado" e ainda um dia destes recebi um MP em que a Administração anunciava que ia passar a ser menos compreensiva com a linguagem rasca e outro tipo de comportamentos que se tornaram usuais por lá.

    Portanto nem eu estou para ler porcarias e sujeitar-me a ser gratuitamente insultado, nem a maioria dos membros do Fórum tem pachorra para perder tempo com os meus textos longos e bonitinhos, como alguém recentemente os apelidou. Portanto como não há lá espaço para um "bicho" como eu, refugiei-me neste modesto cantinho onde os poucos que cá vem são capazes de perdoar os meus devaneios :P

    ResponderEliminar
  3. Olá To-mane.

    Também discordo, em parte, da tua opinião.

    1) Acho o comunicado fraquinho fraquinho fraquinho. É daquelas coisas em que não se pode falhar, quando se tem por vocação a recorrente manifestão pública de opiniões.

    2) Mas acho que PBento foi ainda mais infeliz. Porque aqueles 10 minutos à benfica já eu vi várias vezes em Alvalade provavelmente com menos justificação para que acontecessem.

    E o divórcio com o clube também ajuda. Isso sente-se no estádio. Onde antes estavam 30 mil agora estão 20 mil. Onde se tem jogado para ganhar títulos este ano joga-se para ainda ter hipóteses das matemáticas.

    E se há coisa que os benfiquistas têm de bom e de mau é a cegueira. É preciso pouco para que se enganem e para que se deixem levar. Em Alvalade nunca foi assim...

    Abraço,

    A.A.

    ResponderEliminar
  4. Tens razão no que diz respeito à cegueira benfiquista, o caso do vale tudo é o maior exemplo disso mesmo, mas eu não estou a defender que as pessoas devem ser acríticas, estou-me a referir à cultura do assobio que está instalada em Alvalade.

    Já vimos jogadores a serem assobiados antes de entrarem, já assistimos a assobios nos primeiros minutos dos jogos, e agora parece que até no aquecimento se assobia.

    Nesse aspecto não tenho dúvidas de que os benfiquistas interpretam muito melhor aquilo que na minha opinião deve ser o papel do adepto nas bancadas,do que os sportinguistas.

    Por isso não vejo grandes motivos para reparos a estas declarações do Paulo Bento, a não ser que estejamos preocupados em não ferir as sensibilidades mais susceptíveis quando se fala do clube do lado, mas aí já estaremos a entrar noutro tipo de cegueira.

    Quanto ao divórcio entre os adeptos e o Clube, esse é um assunto muito vasto que tenciono abordar brevemente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário