De volta às vitórias

Paulo Bento fez quatro alterações e meia em relação ao onze que jogou com o Braga, meia porque Veloso já tinha entrado ao intervalo em Alvalade. Das outras quatro, apenas a troca de Abel por Pedro Silva, não foi forçada, resultando do evidente mau momento do lateral português. De resto a entrada de Liedson era obrigatória, enquanto Rui Patrício e Moutinho apenas não jogaram por motivos físicos, e aqui só a entrada de Adrien Silva para o miolo terá sido uma surpresa, motivada pela intensão de manter o equilíbrio no meio-campo, o que com Romagnolli e Vukcevic juntos, nem sempre é possível.

Do outro lado Jaime Pacheco optou por jogar com cinco defesas e apenas um homem na frente, pelo que a 1ª parte foi jogada num sentido único, e só a falta de eficácia do ataque leonino, permitiu que o jogo tivesse chegado ao intervalo sem golos.

Surpreendentemente Jaime Pacheco resolveu mudar de estratégia para a 2ª parte, trocando um central por um ponta-de-lança, e colheu frutos quase de imediato, quando o jogador que entrou fez golo logo na primeira oportunidade da sua equipa.

O Sporting acusou o toque, desequilibrou-se e o 2-0 chegou a estar perto de acontecer, e o jogo entrou naquela fase de descontrolo, com Paulo Bento a demorar a reagir.

A primeira mexida do treinador do Sporting foi a entrada de Yannick para a posição 10, retomando assim o losango que nos últimos jogos tem sido menos pronunciado. Confesso que acho que Djaló não tem condições para jogar naquela posição, mas ontem até não se safou mal, embora tenha sido a entrada de Postiga que resolveu a partida a favor do Sporting, que teve então bons momentos de futebol, podendo ter acabado com o jogo, quando Yannick e Liedson desperdiçaram oportunidades flagrantes, perante um Belenenses incapaz de reagir, ou mesmo de parar os Leões.

No fim Paulo Bento que desta vez foi feliz nas substituições, voltou a bater na arbitragem. Eu também acho que se deve falar mais quando se ganha, do que quando se perde, e a verdade é que o golo dos pasteis foi obtido em posição irregular pelo que compreendo a estratégia do nosso treinador, afinal parece que o Braga já está a colher frutos deste tipo de choradinho.

Para terminar eu diria que a missão foi cumprida com sobressaltos desnecessários, restando agora saber quais as conclusões que Paulo Bento tirou em relação às boas exibições de Adrien e Postiga, e às actuações não tão conseguidas de Pedro Silva e Veloso. Isto numa altura em que se aproximam jogos decisivos onde não se podem correr muitos riscos. Eu apostaria que o lateral brasileiro vai continuar na equipa, mas quanto aos outros tenho algumas dúvidas. Vamos ver.

Comentários