Dias Ferreira, Souto e Cristóvão

A candidatura da situação continua a ser cozinhada no forno, enquanto alguns nomes já foram sendo queimados em lume brando, de tal forma que perante as sucessivas recusas dos pesos pesados da "oligarquia", Dias Ferreira emerge como uma forte possibilidade, principalmente devido ao seu mediatismo, que lhe permitiu acumular muitas simpatias entre os sócios do Sporting.

Com Dias Ferreira teríamos um Presidente muito diferente de Soares Franco, pois estamos a falar de um homem que tem o coração muito perto da boca e que certamente terá muita facilidade em relacionar-se com os sócios, ao mesmo tempo que conhecendo o futebol português por dentro e por fora, não terá dificuldades em movimentar-se nos tortuosos bastidores do mundo da bola. Ou seja iríamos ter um Presidente muito mais interventivo, mas se calhar menos paciente do que o que seria recomendável, pelo menos no que diz respeito ao futebol de que ele seria inevitavelmente o homem forte, enquanto as questões financeiras ficariam a cargo dos responsáveis por essa área, onde ele defende o rumo traçado pelo seu antecessor.

Em suma parece-me um bom candidato para a continuidade, ou pelo menos o candidato possível, restando saber como vão reagir as diversas sensibilidades que estão em campo, nomeadamente Menezes Rodrigues que defendeu que deveria ser um membro do actual Conselho Directivo a dar seguimento a este projecto, e Rogério Alves que continua a ser uma peça importante neste puzzle.

Entretanto Pedro Souto apresentou finalmente o seu modelo de sustentabilidade financeira, que também assenta no plano de Soares Franco, apontado como uma base de partida positiva que eventualmente pode sofrer alterações com a aprovação da banca, acrescentando outras medidas, a começar pelas já mais do que conhecidas, contenção de despesas, aumento das receitas e gestão profissional, transparente e moderna, passando por planos que suscitam algumas duvidas e desconfianças, como a criação de um fundo de jogadores e a questão das apostas, e terminando com a ideia da quota suplementar, que me parece positiva na medida em que responsabiliza os sócios, principalmente se essa contribuição for destinada às modalidades, mas que provavelmente estará destinada ao fracasso. Em suma parece-me tudo feito um bocadinho à pressa, numa candidatura que se está a atrasar e precisa de nomes que a credibilizem porque é evidente que não há ali um trabalho de fundo.

No sentido contrário continua a candidatura da oposição, apostada em ganhar visibilidade com Paulo Cristóvão a desdobrar-se em intervenções públicas, onde tem sido notório o esforço de transmitir uma imagem de grande sentido de responsabilidade e elevação, de tal forma que não lhe ficou bem chamar "pavões anafados" aos actuais dirigentes do Sporting, principalmente depois daquele comunicado moralista a criticar uma intervenção infeliz de Pedro Souto.

O futebol será inegavelmente uma das questões centrais nesta campanha eleitoral, pelo que penso que a partir de agora com a situação da equipa definida, já não fazem sentido os cuidados excessivos na abordagem deste tema, o que não quer dizer que se devam começar a anunciar contratações, mas julgo que Cristóvão não deve ter medo de assumir uma posição em relação a Paulo Bento, que me parece evidente será no sentido contrário à já anunciada por Souto, e à que se prevê seja adoptada pelo candidato da continuidade, não o fazer agora parece-me uma posição demasiado calculista, para não dizer oportunista. Se há um candidato que tem de ser objectivo para ganhar terreno é este, aliás se algum ganho ele já conseguiu foi precisamente por ter posto as cartas na mesa.

Comentários

  1. Está de facto a ser muito interessante observar todas as movimentações dos candidatos e possíveis candidatos às eleições do nosso Sporting. Há muito tempo que não havia tanto interesse pelas eleições. Será que o clube de repente se tornou apetecível?

    Bom, escrevo também para "anunciar" que Pedro Pinto Souto acabou de publicar no seu blogue mais alguma informação acerca do seu modelo financeiro, vou agora ler, mas aproveito para colocar o link: http://sportingglobal.blogspot.com/search/label/programa

    Pinto Souto começou por ser o meu candidato preferido mas como dizes tem vindo a perder terreno, e de facto tenho gostado do movimento Ser Sporting.

    Vou continuar a acompanhar tudo cada vez com mais interesse.

    Saudações Leoninas,
    Atento SCP

    ResponderEliminar
  2. ««Com Dias Ferreira teríamos um Presidente muito diferente de Soares Franco, pois estamos a falar de um homem que tem o coração muito perto da boca»»

    Tem o coração tão perto da boca que num dia diz uma coisa, e no dia a seguir já diz outra; numa semana defende algo e na semana seguinte já defende o seu contrário.

    Se se assumir como candidato e se quiser ser levado a sério, terá que explicar muito bem as piruetas de opinião que tem vindo a dar. Porque é que se bateu tanto contra a venda do património e foi tão crítico de FSF há 3 anos e agora já quer levar por cabo o projecto do mesmo FSF; porque é que andou tanto tempo a defender uma auditoria externa e de um momento para o outro isso deixou de ser importante; porque é que desistiu nas últimas eleições e agora acha que tem condições para ir até ao fim.

    Até que sejam feitos esses esclarecimentos, vai passar por papagaio.

    ResponderEliminar
  3. Mudar de opinião sobre um assunto tão complexo como o plano de reestruturação financeira de Soares Franco, não deve ser uma coisa muito difícil de explicar, até eu admito fazê-lo se me derem razões para tal, assim como admito apoiar o projecto financeiro do Ser Sporting, se me demonstrarem que ele pode ser sustentável, isto porque não parto com preconceitos nem ideias completamente pré definidas em relação a nenhum dos candidatos ou projectos.

    Quanto à auditoria, acho que ela fazia sentido antes das eleições, sejam as de 2006 ou estas, por isso mesmo nunca percebi porque é que deixaram cair essa Assembleia Geral, que chegou a estar agendada, mas agora não me parece que isso seja fundamental. O importante é encontrar soluções, não culpados.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Atento_SCP

    Até parece de propósito, finalmente os números que eu pedia hoje numa resposta que dei ao MRG.

    Verifica-se que as receitas ordinárias têm crescido aproximando-se agora dos 60 milhões e julgo que só poderão subir com um aumento do investimento, ora como se vê os custos estabilizaram e foi isso que permitiu que os últimos exercícios fossem positivos e alimentassem a dívida.

    Julgo que será possível investir um pouco mais e com muito trabalho aumentar os proveitos aproveitando a descida da Euribor que vai desapertar um pouco o cinto para manter a situação estável.

    ResponderEliminar
  5. Amigo to-mane,

    Devo dizer que concordo com muito da tua análise à situação actual das candidaturas (assumidas e não assumidas).

    E, não te espantes, mas também concordo quando criticas os "pavões anafados" à luz do comunicado sobre a atitude de PPS. Mas aqui deixa-me acrescentar que o que critico não é os "pavões anafados" mas sim o próprio comunicado, porque restringe qualquer palavra mais forte (e "forte" não é partir para as injúrias e desrespeito) que acho ser necessária para agitar mentalidades.

    Quanto aos números disponibilizados, no post anterior falavas dos números do João Mineiro e confirmo que FSF disse (e estava no PowerPoint) na AG de aprovação do Relatório & Contas do Clube que o passivo consolidado se cifrava nos 340M€. FSF justificou que não podia tornar públicos esses valores por causa dos bancos.

    ResponderEliminar
  6. Eu também acho que a coisa pode e deve aquecer o que não significa que se entre pelo caminho das piadas de mau gosto ou da má criação como foram os dois casos sucedidos, mas para mim o pior de tudo foi aquele comunicado onde se diz uma coisa fazendo precisamente o contrário que é atacar um candidato rival ainda por cima com falsos moralismos.

    Mas como é evidente estas são questões menores

    ResponderEliminar

Enviar um comentário